Olá pessoal! O TP orgulhosamente apresenta a primeira parte deste curso de Java elaborado por nós mesmos! Acredite se quiser!  Esperamos que gostem.

 

Se você está aqui, provavelmente já sabe do que o Java se trate, mas caso ainda não saiba, o Java é uma linguagem de programação orientada a objeto extremamente poderosa. Com ela é possível criar qualquer tipo de aplicação, seja para desktop ou internet, utilizando banco de dados ou não.

 

Características principais da linguagem Java:

  • Portabilidade – Independência de plataforma – “escreva uma vez, execute em qualquer lugar” (“write once, run anywhere”)
  • Recursos de Rede – Possui extensa biblioteca de rotinas que facilitam a cooperação com protocolos TCP/IP, como HTTP e FTP
  • Segurança – Pode executar programas via rede com restrições de execução
  • Sintaxe similar a C/C++
  • Facilidades de Internacionalização – Suporta nativamente caracteres Unicode
  • Simplicidade na especificação, tanto da linguagem como do “ambiente” de execução (JVM)
  • É distribuída com um vasto conjunto de bibliotecas (ou APIs)
  • Possui facilidades para criação de programas distribuídos e multitarefa (múltiplas linhas de execução num mesmo programa)
  • Carga Dinâmica de Código – Programas em Java são formados por uma coleção de classes armazenadas independentemente e que podem ser carregadas no momento de utilização.

Caso queira saber mais sobre a história do Java, acesse aqui.

Programas Necessários:

Para iniciarmos nosso curso, você vai precisar baixar dois softwares. O primeiro se trata do JDK (Java Development Kit) e algum editor de texto, que pode ser até o Notepad do Windows caso não queira baixar este.  De qualquer forma, indicamos dois editores de textos que ajudarão muito na tarefa de programação, estão são o Sublime Text e o Notepad++.
* Lembrando, não se esqueça de baixar a versão correta para seu computador.

Download do JDK
Download do Sublime Text
Download do Notepad++

Iniciando:

Após a instalação do JDK, faremos com que o prompt de comando do seu Windows reconheça ele (Caso você utilize Mac, o mesmo já vem instalado). Tudo isso porque iniciaremos o curso compilando nossos primeiros arquivos em Java no próprio Prompt de Comando do Windows.
Para isso, abra o diretório de onde o seu JDK está instalado e abra a pasta “bin” (no nosso caso, o diretório é C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_03\bin).
Feito isso, copie o caminho que está na barra de endereços, desta forma:

caminho_bin

 

– Para Windows XP: Clique com o botão direito em Meu computador e depois em propriedades. Clique na aba avançado e depois em “Variáveis de ambiente”.
– Para Windows 7/8: Clique com o botão direito em Meu computador, selecione a opção “Configurações avançados do sistema” que está localizado ao seu lado esquerdo. Clique na aba avançado e depois em “Variáveis de ambiente”.

Na parte de baixo da janela, existe um box chamado “Variáveis do Sistema”, dentre as variáveis listados, selecione a opção “Path” e depois em editar (botão está logo abaixo).
No campo “Valor da Variável”, vá até o final da linha, digite “;” (sem aspas) e cole o endereço que copiou agora a pouco:

path_caminho

– Para Windows XP: Clique em Iniciar, Executar e digite CMD.
– Para Windows 7/8, vá em Iniciar e digite CMD.

Agora você está no Prompt de comando do Windows. digite “javac” (Sem aspas), caso a tela a seguir apareça, seu Windows já está reconhecendo o JDK.

javac_cmd
Seu computador já está pronto para iniciarmos nossas aulas. No próximo post, iniciaremos a programar as primeiras linhas.

Não deixe de comentar e tirar suas dúvidas.  Até a próxima!