Altamente influenciado pelos resultados da comercialização de equipamentos da tecnologia jato de tinta, mercado brasileiro apresentou  alta no três primeiros meses do ano

São Paulo, 15 de Julho de 2014 – A IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, divulga os dados consolidados do mercado de impressão no Brasil no primeiro trimestre de 2014.

No período, foram comercializados 1 milhão e 19 mil equipamentos de impressão no país, 15.5% a mais do que o último trimestre e aproximadamente 8.3% do que o mesmo período em 2013. O resultado foi influenciado e impactado pela performance dos equipamentos da tecnologia jato de tinta, que atualmente representam 74.3% de todo o volume de equipamentos vendidos no país, contra 25.4% da tecnologia laser e 0.3% de equipamentos matriciais.

Na visualização dos resultados por tecnologia, o cenário no primeiro trimestre de 2014 é semelhante entre laser e jato de tinta: houve crescimentos em ambas as tecnologias. A comercialização de equipamentos jato de tinta registrou volume de vendas de aproximadamente 759 mil equipamentos novos no trimestre – maior volume desde a grande e drástica diminuição da demanda no terceiro trimestre de 2012.

Segundo Diego Silva, analista de mercado da IDC Brasil, “especificamente no mercado jato de tinta, além dos fatores indicados como variáveis responsáveis pelos volumes inferiores à média de vendas de anos anteriores (recentes movimentos de readequação de demanda e migração de foco por parte dos fabricantes), o ano de 2014 representava e ainda representa uma incógnita do ponto de vista de vendas de equipamentos de impressão no segmento varejista”. Por isso, a IDC credita esse resultado de vendas acima da média no primeiro trimestre de 2014, aos esforços, às ações e movimentos de antecipação por parte dos fabricantes.

image002

No mercado de equipamentos laser o cenário também foi muito positivo, mesmo com uma pequena retração em relação ao trimestre anterior: foram comercializados 259 mil equipamentos, resultado 3.5% inferior ao quarto trimestre de  2013 e superior em 10.3% em relação ao mesmo período no ano passado.

image003

Com exceção dos fabricantes que possuem o foco de atuação no varejo (com produtos “low-end”, ou de baixa capacidade), a sazonal diminuição do volume de vendas já era esperada para este primeiro trimestre do ano.

“Além do carnaval em março e realização da Copa do Mundo no Brasil, este ano ainda deve sofrer algum reflexo das eleições presidenciais que acontecerão no segundo semestre”, reflete o analista da IDC. Segundo ele, tanto volumes de vendas no varejo como as movimentações de negociações nos segmentos corporativo e governo deverão ser impactadas de alguma forma com tantos eventos atípicos em um único ano.

Mesmo passando por um período de transições, o mercado vem se mantendo com volumes crescentes, constantes e positivos ao longo dos últimos anos. A maior transição se aplica no modelo de negócios da maioria dos fabricantes de equipamentos laser. “A operação tradicional voltada à venda de hardware+suprimentos já não é tão saudável do ponto de vista financeiro e é cada vez mais necessário realizar também a integração da oferta de serviços de impressão, seja de forma direta, seja via parceiros”, diz Silva.

Acompanhe a IDC no Twitter: http://twitter.com/idcbrasil

Sobre a IDC

IDC é a empresa líder em inteligência de mercado e consultoria nas indústrias de tecnologia da informação, telecomunicações e mercados de consumo em massa de tecnologia. Analisa e prediz as tendências tecnológicas para que os profissionais, investidores e executivos possam tomar decisões de compra e negócios nestes setores. Mais de 1.000 analistas em 110 países proveem conhecimento local, regional e global dos mercados tecnológicos em hardware, software, serviços, telecomunicações, segmentos verticais e investimentos em TI. Nos últimos 50 anos, IDC tem fornecido informações estratégias aos seus clientes para ajudá-los a alcançar seus objetivos com êxito. Na América Latina, está presente com escritórios locais na Argentina, Chile, Brasil, Colômbia, México, Peru e Venezuela.

Está gostando do conteúdo?

Está gostando do conteúdo?

Se sua resposta foi sim, toca aqui 0e cadastre seu e-mail aqui em baixo. Mandaremos novidades do TP Blog diretamente em seu e-mail para que você nunca perca nossos melhores conteúdos. Garanto que não vamos incomodar.

Basta ir em seu e-mail e confirmar a inscrição (Dica: Olhe no SPAM, vai que....)

Pular para a barra de ferramentas