Descubra o melhor canal para uma rede WiFi

Slooooow…

Esses dias conectei no roteador do meu vizinho, com a permissão dele, é claro… 😉 . Tive de chamá-lo a reclamei que a internet dele estava muito lenta e travando demais…

Mas enfim, o problema era o seguinte: Existiam várias redes wireless próximas e praticamente todas estavam trabalhando no mesmo canal.

Canal? Mas que diabo é isso?

Canal, nada mais é do que a frequência (é isso mesmo! Igual a ondas de rádio) que seu roteador, repetidor ou hotspot irá transmitir a rede wireless.

Canal e Freqüência:

Cada canal possui uma frequência específica e no Brasil trabalhamos com 11 tipos diferentes (teoricamente, é claro). Mas qual delas escolher? 
A resposta é simples: Qualquer uma!
Como assim?!
Simples: Você deve escolher, sempre, uma que seja diferente das outras que estão próximas.

 

Confira nesta imagem abaixo:

wireless channels

Observando a imagem acima, você deve ter percebido que para todos os canais, existem outros que interferem na frequência, mas com exceção de apenas 3 frequências que nuca se sobrepõem. São os canais 1,6 e 11.
Estes 3 canais não se encontram uns com os outros, sendo os preferíveis na hora de escolher o canal.
Já fica a dica para você: Tente dar prioridade para estes.  Ou seja, se um vizinho possui uma rede no canal 1 e outro no 6, o ideal para a sua é a 11.

Claro que no dia a dia nunca encontraremos assim, então sempre tente utilizar o canal menos utilizado nas redondezas. Utilize este gráfico para eventuais consultas e divirta-se.

 Você também vai gostar disso...

Como saber o canal utilizado nas redes Wifi próximas?

Simples, utilize o software WiFi Locator. Com ele, você consegue identificar o canal das redes próximas, confira na imagem abaixo:

wifi locator

 

Caso você queira verificar por seu celular (caso ele seja um Android), você pode utilizar o Wifi Analyzer, ele funciona da mesma forma, informando os canais e quais redes estão utilizando os mesmos. O app é gratuito e pode ser baixado na Google Play. Clique aqui para acessar a página do app.
Confira abaixo como ele funciona:

wifi analyzer

*Lembrando que alguns dispositivos (são poucos, mas existem) que não funcionam em determinados canais.

Gostou da dica? Deixe nos comentários se lhe ajudamos!

Não deixe de cadastrar seu e-mail em nosso site e seja sempre o primeiro a conferir nosso conteúdo!

Está gostando do conteúdo?

Está gostando do conteúdo?

Se sua resposta foi sim, toca aqui 0e cadastre seu e-mail aqui em baixo. Mandaremos novidades do TP Blog diretamente em seu e-mail para que você nunca perca nossos melhores conteúdos. Garanto que não vamos incomodar.

Basta ir em seu e-mail e confirmar a inscrição (Dica: Olhe no SPAM, vai que....)

Pular para a barra de ferramentas