Está com dúvida se vai valer a pena adquirir internet via rádio? Confira!

 

Vai dizer que você se mudou para uma nova cidade e não tem uma internet de fibra disponível? Ou simplesmente é a única opção de internet onde você mora?  (Se este é o caso, você vai ter de adquirir… independente deste post… ;D ).

 

torre via radio

Antes de tudo, quero deixar bem claro que eu detestava internet via rádio, falava que não prestava e ponto final, não tinha acordo. MASSS como a vida é uma caixinha de surpresas, hoje trabalho em um provedor de internet (que além de oferecer internet por fibra óptica, também oferece via rádio). Meu pensamento mudou totalmente! O problema não está no serviço, e sim na provedora que disponibiliza o mesmo.


Caso você queira saber como ela funcione clique aqui.
 (link externo)

 

A questão é a seguinte, este tipo de acesso realmente funciona?

 

Considerando que você já sabe o que é e como funciona a internet via rádio. Teremos alguns fatores para levar em consideração:

 

  •  Velocidade: (Você não vai contratar uma via rádio esperando por uma internet de fibra óptica né?!)

É claro que uma internet via rádio nunca vai chegar a velocidade de uma internet de fibra ( 10Mb, 20Mb…). Apesar de já ter ouvido falar de provedores que ofereceram 12Mb, duvido muito da qualidade deste serviço. Para chegar com qualidade, o máximo de banda contratada deve girar em torno de un 5Mb.

 

  • Sinal: Existem vários fatores que podem interferir

O vento pode balançar e deslocar sua antena de lugar (caso não tenha sido corretamente instalada ou seja vítima de um furacão), perdendo assim a visada necessária para uma conexão com qualidade ideal. Árvores, prédios, construções e até mesmo outras transmissoras podem interferir no seu sinal.

Ou seja, quanto mais transmissoras o seu provedor disponibilizar pela cidade, mais chances de você se conectar em uma que não sofra tantas interferências externas.

“E chuva? Pode interferir no sinal? ” Sim meus amigos, a chuva também pode interferir na qualidade do seu sinal, mas se não for uma chuva de granizo, a diminuição da qualidade será mínima (Lógico, isso vai depender da qualidade do serviço da sua provedora).

 

Você também vai gostar de...

 

  • Manutenção: Escolha uma provedora de internet com um bom suporte

O suporte é algo que conta muito, até porque não são todas as provedoras que costumam verificar o sinal e qualidade de suas transmissoras. Geralmente as que fazem isso costumam evitar muitas manutenções e atendimentos.

Em geral, o suporte é bem rápido. Mas e a qualidade? Sim, pesquise bastante para verificar o histórico da empresa que você vai contratar. Claro que TODAS empresas terão reclamações, ainda mais se tratando de tecnologia. Mas escolha a que tiver mais pontos neste quesito.

suporte_fail_tecnico

Esperando pelo suporte de uma provedora ruim

 

  • Preço: Você não vai pagar tão caro

Os preços ( de uma empresa justa) geralmente são bem baratos, isso considerando com o valor médio deste serviço no Brasil. O único valor mais “salgado” é a instalação. Na maioria das vezes você paga um valor a mais pela antena no momento da instalação e após isso, só vai precisar pagar as mensalidades. 

 

E aí? Decidiu se vai adquirir ou não? Não deixe de comentar ou deixar sua conclusão! Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

thumbs up 3

Está gostando do conteúdo?

Está gostando do conteúdo?

Se sua resposta foi sim, toca aqui 0e cadastre seu e-mail aqui em baixo. Mandaremos novidades do TP Blog diretamente em seu e-mail para que você nunca perca nossos melhores conteúdos. Garanto que não vamos incomodar.

Basta ir em seu e-mail e confirmar a inscrição (Dica: Olhe no SPAM, vai que....)

Pular para a barra de ferramentas