TI, um departamento controverso para muitos. Em algumas empresas, precisar do TI pode ser algo extremamente “doloroso”, burocrático e demorado. Porém, muitas pessoas não sabem  como é o dia a dia desse departamento em que cedo ou tarde, todos vamos precisar…

 

Quando pensamos em TI (Tecnologia da Informação para os menos íntimos), muitas pessoas já sentem calafrios. Mas como funcionário do TI que sou (um ótimo funcionário por sinal) sei bem como é a “qualidade de informações” que recebemos em alguns chamados e o quanto isso traz transtornos para um departamento onde a demanda de trabalho não para nunca.

Veja alguns exemplos de situações cotidianas do profissional de TI:

Alguém está bem encrencado.

Pois é… Só piora.

Eita…

Imagina só…

Agora vamos as Dicas que vão ajudar você na hora de abrir o chamado e ajudar nos do TI a entender seu problema:

1# O TI não tem bola de Cristal!

Não adianta, o TI não tem bola de Cristal e não consegue decifrar mensagens como: “estou com um problema” ou “aconteceu um erro no sistema”.
Sei que muitas vezes não paramos para analisar quantos sistemas o TI trabalha ou quantos usuários eles dão suporte (eu sei, nem sempre fui do TI), por isso devemos especificar alguns detalhes básicos que ajudem na analise, veja a diferença:

Errado! Certo:
Estou com erro no sistema! O sistema “X” está com o seguinte erro: “NOME DO ERRO”, quando vou fazer o processo “nome do processo”.

Dessa forma, teremos o mínimo para analisar e já ter um ponto de partida.

Não adiana, TI não tem bola de cristal.

Não adiana, TI não tem bola de cristal.

2# Você nem sempre é tão popular!

Você pode não acreditar, mas você pode não ser tão popular como pensa ser. Algumas empresas são mais organizadas e tem os contatos de todos os usuários e outras são mais ainda e os deixam atualizados. Mas, grande parte das empresas não tem todos os contatos.
Pode acontecer de ninguém te conhecer no TI ou ainda de não acharem seus contatos. Não custa nada você colocar um telefone de contato e um e-mail. Dessa forma, seu chamado será atendido com mais agilidade.


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3# Seja Objetivo, Ok!?

Como todos sabemos, o TI é um departamento muito ocupado, imagine só como é dar suporte a todos os usuários de uma empresa. Isso sem considerar que geralmente um erro não acontece depois de outro, são simultâneos.
Alguns usuários geralmente tem o costume de contar muitos fatos desnecessários, veja um exemplo de uma empresa aleatória em um sistema aleatório:

Boa tarde,
 Acontece que no dia 05/01/2015 quando entrei na empresa solicitei o acesso ao sistema "x", acesso esse que foi liberado para meu usuário no dia 06/01/2015 as 15:31 pelo operador "y".
Acontece que no dia 15/01/2015 por volta de 14:30 percebi que meu sistema estava lento, pensei que era porque na ocasião estava usado relatórios pesados pois, estava em época de fechamento contábil e geralmente fica lento mesmo. Nesse mesmo dia, aconteceu de eu receber um e-mail com o anexo de 5MB, era um arquivo de PDF com informações de um fornecedor de que estamos analisando a cotação. Porém, minha maquina travou, fui lá, desliguei pressionando por cerca de 10 segundos o botão de desligar. Depois tudo voltou ao normal.
Porém hoje, dia 10 não estou conseguindo o acesso ao e-mail, poderiam me ajudar?
Obrigado desde já - Usuário.

Pode até parecer exagero, mas isso é muito comum.


 

4# Reinicie seu computador.

Acredite você ou não, mas reiniciar a máquina é um grande “remédio” e resolve muitos problemas de sistema. Não deixe de fazer esse teste antes de abrir um chamado, isso pode poupar muito – muito tempo mesmo -.

Abra Chamado na TI, mas antes reinicie sua máquina.

Abra Chamado na TI, mas antes reinicie sua máquina.

5# Abra chamado na TI!

Uma das piores coisas para a grande maioria do Pessoal de TI é quando um usuário vai até sua mesa aleatoriamente, sem antes comunicar ou ser instruído a isso!
Isso acaba atrasando o fluxo de chamados abertos e prejudicando outras pessoas que muitas vezes estão com problemas mais sérios e mais urgentes que você! Não faça isso (por favor ;), alguém pode se irritar com você .

Agora com essas incríveis dicas você abrirá chamados da forma correta e será atendido com mais rapidez e precisão. Aproveite e veja 7 Dicas Incríveis para não fazer feio no trabalho. Veja aqui.

 

Quer saber como é a vida de um suporte de TI? Clique na imagem abaixo.
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