Celulares modulares, já ouviu falar?

Já faz algum tempo que ouvimos falar sobre o “celular modular“, no papel ele é uma ideia realmente interessante mas, se realmente existir um dia, será que o mercado estará pronto para isso?

O que é?

Muitos gamers, principalmente os que se apegam aos gráficos extremos, tem como plataforma preferida o PC. Isso porque no PC você tem a possibilidade de fazer upgrades e melhorar a performance. E algum pensou: “E se fizéssemos um celular que nos pudéssemos fazer upgrade?

Surge então, o conceito do celular modular!

Imagine assim, você compra seu celular de entrada (aqueles baratinhos, mas não xing-ling) que conta com uma câmera frontal de 1 MP.

E vamos dizer que você é um grande fã de Selfie, e com uma câmera fronta de 1MP você não terá a foto perfeita e consequentemente não fará sucesso nas redes sociais. Mas seu problema seria muito fácil de resolver com um celular modular. Você pode comprar uma nova câmera frontal, quem sabe de 8MP e então ter a tão sonhada Selfie perfeita (ou não, dependendo da sua cara…).

Ou então, você não liga para câmera frontal (tipo eu) e prefere colocar um sensor de digital, sem problemas. Vai lá e troca.

E ai, gostou da ideia?

Imagem da Internet

Conceito de Celular Modular

Mas ai, eu fico pensando, será que o mercado está pronto para isso?

O Mercado…

Em um mercado onde a cada dia temos modelos novos com “melhorias” a cada versão, o que de certa forma mexe com a cabeça das pessoas. Afinal, se você tem um “Super Galaxy S5″, ele passará a ser obsoleto assim que houver o lançamento do Galaxy S6. 

E não adianta, esses lançamentos movimentam o mercado e fazem as fabricantes faturarem muito, ainda mais.

Mas, se já existissem os celulares modulares, você poderia ter um Galaxy S2 com uma configuração que “daria um pau” em um S6 sem modificação. Será que isso vai de encontro com os interesses das grandes fabricantes?

Uma dica, não!

Uma dica, não!

 

Você com certeza vai gostar disso:

E quem tem interesse nisso? (Fora eu)

Bom, eu acho esse conceito muito interessante e adoraria poder “tunar” meu celular. Mas algumas empresas também estão bem interessadas em desenvolver essa tecnologia.

Google: O Projeto Ara como é chamado pela empresa vem sendo desenvolvido já faz um tempo, inclusive o Google pretende fazer um piloto ainda esse ano em Porto Rico,  para assim entender melhor como será a aceitação do público.

Phonebloks: Uma das principais empresas que acredita nesse novo conceito, começou a pesquisa em meados de 2013. Na verdade a empresa existe principalmente para isso:

Como começou : Quando a câmera de Dave quebrou e não havia meios para corrigi-lo, ele começou a pensar em como eletrônicos de consumo poderia ser concebido de tal forma que seria torná-los mais fáceis de reparar , fácil de atualizar . Em essência tornando eletrônicos de consumo duradouro , pondo fim a obsolescência planejada, ao mesmo tempo que reduz o lixo eletrônico . A modularidade foi e ainda é a resposta. Começando com um dos mais rápidos crescentes fluxos de resíduos eletrônicos, telefones celulares, Phonebloks nasceu.

O texto acima foi retirado do site do Phonebloks e demonstra exatamente como nasceu a ideia.

 

Você mais tempo com seu celular.

Um dos grandes apelos dessa nova tecnologia é a questão que talvez passaríamos mais tempo com um celular. Você poderia trocar somente a câmera, ou o processador ou inserir um leitor de digital no lugar da câmera frontal, são “N” possibilidades. Mas eu fico pensando se não seria um tiro no pé!?

Outra coisa que também é um forte apelo, é que a troca de algum componente seria tão simples que qualquer um poderia fazer, seria mais ou menos como colocar um cartão de memória no celular.

Confira uma demonstração feita em uma conferência dos desenvolvedores:

Enfim…

Para resumir o assunto sobre os Celulares Modulares, a nós só cabe esperar para ver. Na nossa opinião, essa tecnologia tem tudo para dar certo, ainda mais aqui no Brasil, onde geralmente o pessoal gosta de gambiarras personalização:

Tuning :X

Tuning :X

Outra coisa que vamos esperar pra ver é a reação de empresas como a Samsung e Apple quando seus celulares high-end (que ficam obsoletos em alguns meses) forem desbancados por um celular modular que custou metade do preço (ou menos).

Vamos aguardar…

 

Fontes: Aqui, Aqui e Aqui

Está gostando do conteúdo?

Está gostando do conteúdo?

Se sua resposta foi sim, toca aqui 0e cadastre seu e-mail aqui em baixo. Mandaremos novidades do TP Blog diretamente em seu e-mail para que você nunca perca nossos melhores conteúdos. Garanto que não vamos incomodar.

Basta ir em seu e-mail e confirmar a inscrição (Dica: Olhe no SPAM, vai que....)

Pular para a barra de ferramentas