Neste post, explicaremos de uma forma clara e objetiva de como configurar seu router em modo bridge.

Na teoria:

Neste modo, nosso roteador funcionará apenas como um simples repetidor na rede(em modo bridge),assim, ele apenas irá repassar as informações, dados e principalmente, o endereço IP liberado pelo gateway. Sua “bridge” não passará configuração nenhuma a rede, quem fará isso será seu modem ADSL (ou outro tipo de modem), servidor, roteador principal ou qualquer outro dispositivo configurado para o mesmo.

 

Mão na massa:

 Para esta configuração, basta alguns passos bem simples. Utilizaremos um roteador da marca TP-Link em nosso exemplo, mas qualquer roteador permite a mesma configuração e neste ponto, são bem parecidos.

 

Você também vai gostar disso...

 

  • Primeiramente acesse a interface Lan do seu roteador. Em nosso caso, clicamos em “Network” (Rede) e depois em “Lan” (Rede local).
    Neste passo, você deve alterar o ip da lan dentro da faixa de ip da rede. Por exemplo, se você possui um modem adsl com o IP 192.168.1.1, você pode configurar o ip 192.168.1.2, 192.168.1.100…. O importante é deixá-lo dentro da mesma faixa.

network

 

  • Agora acesse a guia DHCP do seu roteador. Certifique-se de que a wireless, senha e demais configurações já estão corretas. Sempre deixe esta parte por último.
    Agora desabilite o DHCP do seu roteador. Salve e reinicie o mesmo.
network dhcp

Sim, agora seu roteador é uma simples bridge e ele não distribui ips na sua rede!

 

  • Caso você precise acessar o roteador futuramente e seu gateway não estiver ativo na rede, lembre-se de configurar um IP manualmente em seu computador. Um IP que também esteja na mesma faixa do seu roteador.  Só assim será possível acessá-lo.

 

Só isso?! Sim meus amigos! É só isso!

Ok nice

Caso você tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, nos deixe um comentário abaixo ou em nossa página do Facebook!

Não deixe de cadastrar seu e-mail em nosso site e seja sempre o primeiro a conferir nosso conteúdo!

Increva-se e receba nossas novidades!

Increva-se e receba nossas novidades!

Cadastre seu e-mail e receba toda semana nossas novidades! Além de ser totalmente gratuito, você ainda se mantem atualizado com nossas postagens.

Uhu! Agora você receberá nossas novidades.

  • Othermind

    Alias.. os roteadores tem q estar ligados entre si por cabo e usando as portas normais nao é? 1 a 4.. por exemplo…

    • Wagner Junior

      Caso o segundo esteja em bridge sim. Se o secundário não estiver configurado desta forma, por padrão funcionará com o cabo conectado na porta Wan.

  • Lais

    Olá. Fiz o primeiro passo, a pagina do roteador reiniciou sozinha e agora não consigo mais acessar heheh somente se ressetar o roteador. Como eu sei se foi colocado em modo bridge ou não?

    • Wagner Junior

      Para saber se ele está em modo bridge, tente conectar nele mas com o cabo de internet que chega até ele desconectado. Seu seu dispositivo ficar tentando conectar e não conseguir ou der um erro que não conseguiu obter endereço ip, é porque deu certo.