Confira fatos sobre a vida de quem trabalha na área de TI.

Requisitos:

Se você terminou a faculdade recentemente e acha que está preparado para trabalhar com TI, vou te dizer algo:


Entendeu? Você está enganado! A área de TI está ficando cada vez mais rigorosa e cruel.
 

Caso você procure por vagas de emprego, irá se deparar com vagas que exijam no mínimo, que você saiba 6 linguagens de programação, tenha 3 anos de experiência em cada uma, saiba ser um ótimo funcionário, seja um ótimo marido, saiba cozinhar, tenha carro, seja educado, bonito (talvez por isso que você esteja desempregado até hoje)… Enfim, até empresas não tão grandes estão ficando mais rigorosas.

Mas nem sempre será assim, é claro. Você também poderá encontrar empresas que estejam buscando funcionários sem muita experiência ou até mesmo sem nenhuma. As possibilidades realmente não são grandes, mas essas vagas existem.

Horário de trabalho:

Você com certeza irá trabalhar fora do seu horário normal. Não será sempre, mas você precisará ficar até mais tarde, trabalhar finais de semana e/ou feriados.
Assim como em muitos outros empregos, trabalhar com TI envolve resolver e corrigir problemas. Mas em nosso caso, vai muito além disso. Além de dependermos da solução vinda de nossa parte, também dependemos de equipamentos eletrônicos, ferramentas (seja hardware ou software), de terceiros e muitas vezes, dos estagiários! Ou seja, quando você mais precisar chegar cedo ou tiver algum compromisso, você vai chegar mais tarde, cansado e muito estressado.

 

Stress:

Esse é um motivo pelo qual vários largam este ramo. Assim como citado anteriormente, além de depender de vários fatores, TI envolve entender e solucionar problemas com pessoas que entendem, com pessoas que não entendem e com pessoas que  acham que entendem (Essas são as piores). Você com certeza vai precisar resolver problemas com esses 3 tipos de pessoas, e sempre estarão do seu lado. Ou você terá de ser paciente e resolver o problema, ou com certeza destruirá a sala.

Além das pessoas que podem te incomodar, você vai precisar de um ambiente tranquilo e com pouco barulho, pois precisamos estar sempre concentrados. Mas isso nem sempre acontecerá, é claro.

Reconhecimento:

Imagine a seguinte situação: Você estuda, analisa, trabalha e finaliza um grande projeto (pode ser até um serviço técnico, mas bem feito). Tudo sai incrivelmente bem e sem erros sabemos que isso é impossível, você realmente acredita que aquele foi seu melhor. Pois bem, na maioria das vezes (maioria mesmo) você não será reconhecido. 

Tenha em mente que você só será lembrado quando as coisas derem errado, quando algo não estiver funcionando ou até mesmo quando colocarem culpa em você (muito comum), até porque é mais fácil colocar culpa no trabalho dos outros do que admitir o próprio erro, concorda?!

Claro que você terá seus momentos de reconhecimento, mas não trabalhe apenas por eles. Trabalhe por que gosta do que faz, tenha certeza que em um momento você terá seu devido respeito e reconhecimento por seu trabalho.

Salário:

Esta parte interessa muito, não é mesmo?! É por esse motivo que MUITOS estão nessa área(coitados). E, se este for o caso, já te aconselho largar o quanto antes. Trabalhar com TI, assim como trabalhar com qualquer coisa, envolve gostar do que faz. Se você não gosta do que faz, com certeza será sempre um infeliz.

Voltando para os números, os salários nesta área realmente não são tão bons no início, na maioria dos casos o valor da base é bem superior ao valor do mundo real.
Mas isso pode melhorar? Sim, TI é um terreno muito extenso! Além de você poder se especializar em algo (É o que você deve fazer), você deverá sempre fazer especializações e cursos. Isso com certeza fará um grande diferencial em seu currículo e, posteriormente, em seu salário (ou não).

Amizades:

Se você acha que só porque “mexe com computador” não é necessário fazer amizades, está enganado. Quanto mais contatos e amizades você tiver (ou fizer com o passar dos anos), mais benefícios você terá.
Quanto mais contato com pessoas da área, mais novidades, informações e dados chegarão a você. Isso é extremamente importante, já que a tecnologia está evoluindo cada vez mais, tanto em velocidade como em informações. Ou seja, aproveite o momento em que estiver “de bobeira” conversando com os amigos, para colocar seu cérebro em dia. 

Informação:

Já que tocamos no assunto da velocidade das informações, tenha em mente que você sempre vai precisar estar informado.
Redes sociais, sites de notícias (de notícias hein?!), por amigos e no próprio exercer da sua profissão as vezes não serão suficientes para te deixar a par de todas as novidades que você precisa saber. Sempre que souber de algo novo e relevante na sua área, procure não deixar para depois, informe-se, estude e pesquise. Mais cedo ou mais tarde, você precisará saber daquilo. É muito ruim quando não sabemos algo e alguém nos pergunta algo exatamente sobre aquilo que vimos “naquele dia” e ignoramos.

O que é trabalhar com TI ?

Se você gosta, se interessa e pretende trabalhar com isso, tenha em mente que você terá de ser diferente dos outros. Um bom técnico, programador, gerente ou seja lá o que você quer ser, precisa ter caráter, paciência e ser bom com decisões.
Tenha em mente que sempre surgirão problemas gigantescos para resolver, mas se você quer crescer profissionalmente, você PRECISA passar por eles, é a forma mais rápida de aprender e se tornar mais maduro e profissional.

 

Estou assustando? Acho que sim… Mas fique tranquilo. Quem gosta do que faz, assim que nós que já trabalhamos com TI, sabemos e gostamos dessas zueiras dificuldades do nosso cotidiano. Isso nos torna cada vez melhores e faz nossos dias ficarem mais cansativos diferentes.

Enfim, agora que você já possui um bom conhecimento do que é trabalhar com TI, vá estudar e se atualizar!

Não deixe de cadastrar seu e-mail em nosso site e sempre ser o primeiro a receber nossas novidades!