Ao contrário do que muitos pensavam, a Google não vai, mas já está dominando o mundo!

 

Ficou um pouco surpreso né?! É meus amigos, talvez você ainda não tenha percebido, mas se você parar para pensar e analisar, a super-potência do mundo não é o país do nosso tio Obama (apostaria nele) ou os grandes sites de pornografia (mas gostaria que fossem esses), mas sim a Google.
Isso mesmo, o “simples” site de pesquisa fundado em 1996 já se tornou uma das maiores empresas do mundo, valendo cerca de US$ 159 bilhões. Convenhamos que é um pouco mais que seu salário …

A Google está em todos os lugares e ramos que você possa imaginar. Confira abaixo de forma quase detalhada:

 

Redes Sociais
Hoje em dia, todas as “tretas” do mundo real começam pela internet, mais precisamente pelas redes sociais. Além disso, discussões, compartilhamento de informações, dados, fotos (incluindo aquelas suas lamentáveis tiradas a 10 anos atrás), links e muitas coisas inúteis úteis que existem na rede também circulam por lá.

As redes sociais não são mais febre, como todos diziam, mas sim algo normal e natural na rede. Até meus pais utilizam!

Quem nunca utilizou o querido e falecido Orkut? Sim, aquele site que você adorava odiava receber scraps, fotos coloridas e brilhantes? Sim, ela foi uma das redes sociais mais utilizadas do mundo. Por um bom tempo ela também dominou aqui no Brasil.
Mas você acha que a Google ia desistir por aí? Ela criou o Google Plus, uma rede muito melhor e estruturada. Ainda não é a preferida aqui no Brasil, mas já se tornou uma das mais utilizadas por todo o mundo.

“E o que isso têm a ver com dominar o mundo?”

Simples! As redes sociais criam e salvam todo o seu perfil. Cadastrando além de suas informações pessoais, como seu nome, endereço e número de celular, lugares a qual você foi, pessoas que estiveram com você, músicas que você gosta, tipos de conteúdo de seu interesse e muito mais do que você imagina.

-> Então vamos lá, a Google já sabe tudo sobre você!

Publicidade
 Quem nunca ouviu falar do Google Adwords?!  Esta tecnologia da publicidade online já se tornou uma das mais importantes da internet.  Utilizando um dos algoritmos mais avançados do mundo, esta ferramenta sempre vai conseguir te “empurrar” coisas que você procurou recentemente ou que está no seu “perfil” de interesse. Sempre direcionando, primeiramente aos produtos do próprio Google, depois aos anunciantes que pagaram para exibi-los e só depois para o resto da internet.
E não ache que navegando pelo celular você verá menos anúncios ou propagandas, o AdMob é a área de publicidade móvel que está evoluindo cada vez mais. A mesma está sendo desenvolvida para chegar ao mesmo nível do Adwords.

“Então eu sempre compro o que a Google escolhe para mim?”  Nem sempre… nem sempre… ;D

Ainda está duvidando? Confira seu perfil criado pela empresa para te exibir anúncios, baseado em alguns dados coletados em sua navegação. Clique aqui.

Compras e pagamentos
Até mesmo seus cartões de crédito, de fidelização e muitos outros podem ser salvos no sistema de pagamento chamado Google Wallet. Com ele, você pode efetuar transferências, depósitos, pagamentos e muito mais, praticamente tudo o que você faria com o seu cartão.  Apesar de não existirem muitos sensores NFC (tecnologia necessária para conectar o seu Smartphone ao serviço) espalhados por aí, o serviço está sendo cada vez mais expandido.
Assim, eles funcionam como ponte entre as grandes administradoras de cartões e os vendedores. Ganham a sua parte da grana e todos saem felizes.

A tão famosa Google Play não fica para trás. Hoje já é possível comprar livros, músicas, filmes, revistas e aplicativos. Mas logo a lista de produtos será bem maior. A empresa pretende torná-la, aos poucos, em uma grande loja virtual. Agora que você não vai mais precisar sair de casa mesmo!

-> A empresa afirma que mantém seus dados em segurança, mas é até difícil de acreditar que eles não devem utilizá-los pela quantidade de serviços . Você acredita nisso?

Telecomunicações
 Apesar do Google TV não ter dado certo, a empresa não desistiu de dominar você, focou seus esforços no Android TV. Assim, você pode assistir canais abertos, filmes, séries e muito mais em seu celular ou TV que possua o sistema Android.

O Google Fiber também está aí! Este é um serviço de banda larga que com certeza irá “quebrar” com muitos outros provedores de internet. Atualmente, ele está funcionando apenas nos EUA, mas como sabemos, isso com certeza não será limitado só por lá.  A imagem abaixo é um pouco antiga, mas já se pode ter uma noção do tamanho da extensão do serviço:

mapa Google fibraOrigem da imagem

 

Como se não bastasse, até na telefonia móvel a Google está investindo. Como alguns já sabem, a empresa criou a sua própria operadora de telefonia móvel. Chama-se Projeto FI, atualmente só funciona com os membros convidados e nos Smartphones modelo Nexus 6. Mas não temos dúvidas que logo abrangirá até aquele seu celular velho mais antigo.
Lógico que no Brasil isso não vai funcionar talvez funcione, mas ainda irá demorar muito. Mas o que vem ao caso, é que assim como os outros serviços, a Google terá acesso as suas ligações e mensagens efetuadas e recebidas pelo serviço. A empresa afirma que seus dados serão todos criptografados…. Ok…

-> A sua internet poderá ser monitorada (sim, ainda mais). Suas ligações e mensagens que você trocar com seu/sua ex, também poderão ser descobertos, cuidado!

Só por curiosidade, quer conferir todo o seu histórico de pesquisas no Google? É só clicar aqui!

Hardware e sistemas operacionais
E esse seu celular aí? É Android ou não? Se for… você já está nas mãos da Google faz tempo hein?!

O sistema é um dos sistemas operacionais desenvolvidos para dispositivos móveis mais utilizados no mundo. Você encontra o sistema em Smartphones, Tv’s, aparelhos de GPS, tablets e até relógios. O Android é um dos sistemas mobile mais utilizados em todo o mundo, ficando em primeiro lugar em muitos países.
Em questão de sistema operacional, também existe o desenvolvido para desktops, computadores e notebooks: o Chrome OS. Este sistema já está sendo utilizado por vários usuários pelo mundo e como sempre, sua reputação é uma das melhores.

Agora você vai dizer: “Há! A Google não fabrica hardware nenhum!” Certo… você realmente está certo. Mas ao invés de fabrica-lo, a empresa criou grandes parcerias com a Motorola, por exemplo, que fabrica o hardware. Mesmo assim, toda a tecnologia, design e demais características são desenhados pela própria Google.

-> E então, o que me diz? Algum produto da Google está em seu bolso? Em sua TV? No seu computador? Sabia que sim…

Mapas
 Este sim com certeza é um dos serviços mais importantes da empresa, suas ferramentas de mapeamento são uma das mais úteis, inovadoras e utilizadas no mundo!

Quem nunca “apelou” pelo Google Maps antes de fazer uma viagem ou ir a um local desconhecido? Outra ferramenta, o Google Street View ainda possui mapas 3D, que inovaram a forma de ver mapas e conhecer lugares. Com estas ferramentas, é possível verificar o tempo que sua viagem irá durar, o percurso percorrido, caminhos alternativos e muito mais.

Mas como nem tudo são flores nesse mundo: Por mais que você não tenha utilizado o GPS, uma simples conexão a internet já é suficiente para verificar onde você esteve.

-> É… até os lugares e caminhos percorridos por você já estão nos servidores da Google. Digo mais alguma coisa?

Quer lembrar onde você esteve? Clique aqui.

Muitos outros serviços...
 Para isso aqui não começar chato, vou citar só mais alguns exemplos ok?!

  • Calico: Empresa independente de biotecnologia criada pela Google, isto mesmo, BIOTECNOLOGIA.
    Segundo a própria, sua intenção é o estudo e combate ao envelhecimento e às doenças associadas.
  • Google Research: Sabe aquele comando de voz que você sabe que existe mas nunca utilizou na pesquisa do Google? Ela e tantas outras ferramentas Web da empresa foram desenvolvidas neste setor da empresa. Várias tecnologias inovadoras foram criadas lá.
  • Google X: Este segmento trabalha apenas com projetos especiais e secretos. Várias grandes invenções da empresa já saíram de lá, tal como o Google Glass (que geraria várias polêmicas ao comentar um pouco mais sobre ele) e o Google Car (nome não oficial), um veículo totalmente guiado apenas por computadores.

 

Finalizando:

Será que “estar nas mãos” da Google vai dar certo? É confiável? Enquanto muitos afirmam confiar na empresa e sua competência, outras preferem não salvar nenhum dado no navegador e a utilizar a navegação sempre em modo anônimo…  Se você é um desses, procure tratamento você é realmente cauteloso.
Com o passar do tempo todos nós poderemos tirar nossas conclusões. Só esperamos que tudo caminhe para o lado bom e que nenhum usuário seja prejudicado por algum tipo de intervenção da empresa.

Você realmente acha que a Google está dominando o mundo? Você confiaria seus dados na empresa? Comente!
Increva-se e receba nossas novidades!

Increva-se e receba nossas novidades!

Cadastre seu e-mail e receba toda semana nossas novidades! Além de ser totalmente gratuito, você ainda se mantem atualizado com nossas postagens.

Uhu! Agora você receberá nossas novidades.