Sempre pensei que a Televisão 3D (aquela tecnologia que faz com que os objetos estão voando da tela direto para sua cara face) seria normal em nosso dia a dia, pensei que em 2015 todos nos já estaríamos habituados com um mundo de extrema imersão em nossos televisores. O tempo passou, já estamos em 2015 e ainda não vejo essa realidade…

Não é de hoje que se fala em 3D na televisão, porém se analisarmos bem, muitas pessoas ainda não tiveram essa experiência (com televisões). Fica a pergunta. Por que a tecnologia 3D nos televisores não deu tão certo  pelo menos por enquanto  ?

1) Falta conteúdo… e dinheiro!

Um dos motivos mais notáveis que fazem a tecnologia fracassar (até agora) é a falta de conteúdo. Você pode achar até vários filmes compatíveis, mas praticamente é só isso. Inclusive, grande parte desses filmes são em Blu-ray, sendo assim além de pagar mais caro pelo aparelho, você ainda precisará de um reprodutor de Blu-ray e óculos 3D, isso sem contar que esta mídia é muito mais cara do que um simples DVD pirata. Será que vale a pena todo esse investimento?

TV 3D

Sem conteúdo…

2) Nem todos podem ver em 3D:

Algumas pessoas com problemas de visão- como no caso dos portadores de estrabismo – não conseguem ver as imagens em 3° dimensão com a mesma intensidade. Sendo assim, diminui ainda mais o público que pode usar a tecnologia, veja um trecho de um artigo explicando sobre isso:

… Como já foi dito, quando os olhos não estão alinhados perfeitamente, a estereopsia é afetada e, consequentemente, a fusão fica debilitada. O Doutor José Joaquim Junior afirma que, quanto maior o desvio ocular do paciente, menor será a capacidade de fusão. Resumindo, a grande maioria dos pacientes com estrabismo moderado ou grave não pode enxergar as três dimensões.
Mesmo após cirurgias para correção do problema, os pacientes estrábicos não conseguem resolver a falha na fusão ocular. Isso acontece porque as cirurgias de estrabismo são procedimentos estéticos, e a imagem captada continua sendo formada com desvios no interior dos olhos …

Dr. Visão

Esse pobre cachorro não pode ver plenamente em 3D!

Esse pobre cachorro não pode ver plenamente em 3D!

3) Óculos:

3D Ativo

Óculos 3D ativo, imagine 2 horas com isso na cara!

Seja com tecnologia Ativa ou Passiva (entenda), usar um óculos para ver Televisão pode não ser tão legal quanto parece. Até porque, dependendo da tecnologia e ao tempo de exposição você pode ficar com dor de cabeça moderada. Imagine que experiência incrível ver um filme de 2 horas com um óculos pesado (alguns modelos usam pilhas) e ainda ficar com dor de cabeça. Muito trágico.

Assim, talvez você se pergunte “Mas será que ninguém pode inventar um 3D sem óculos?”.
Minha resposta é sim! Ele existe, (Veja) mas mesmo assim, a tecnologia até então não “vingou”.

 

Conclusão:

Sinceramente é difícil dizer se a televisão 3D vai de fato, ser um sucesso em algum dia. Fato é que cada vez se investe menos. Talvez com o 4K se popularizando, o conjunto agregado (4K com 3D) possa alavancar as vendas e grandes empresas voltem a investir. Quem sabe? Por enquanto, estamos é aproveitando mesmo nossos filmes piratas em 1080p e olhe lá hein?!

 

Você já assistiu algum filme em uma TV 3D? Gastaria seu dim-dim nessa tecnologia? Deixe seu comentário.