Confira dicas que deixarão os trabalhos e atividades no seu Windows 8.1 ficarem bem mais fáceis.

 

Logo após o lançamento do sistema, vários usuários acabaram reclamando devido a quantidade de deferenciais e “frescuras” no visual. Mas nós não sabíamos que por trás desta imensidão de bobeiras diferenciais, estaria um sistema estável, rápido e prático.
A Microsoft até acabou cedendo à pressão dos usuários devido a falta do botão “Iniciar“, que até então não existia na versão do Windows 8. Após isso, todo mundo esqueceu o Windows 8 e adorou o Windows 8.1! Foi uma verdadeira revolução.

Hoje uma grande parte dos computadores já possuem o sistema (inclusive nós do TP Blog), mas você realmente utiliza todos os recursos e “features” que o sistema oferece? Nem mesmo no Windows 7 eu utilizava todos, e demorei ao menos um bom tempo para usar uma parte.

Dicas de Windows 8.1

Você ficará assim depois de conferir incríveis dicas!

Pensando nisso, elaboramos este tutorial mostrando muitas funções e recursos que provavelmente você ao menos sabia que existia. Confira:

Atalhos de teclado:

Nada melhor que começar conferindo os novos e mais úteis atalhos de teclado do Windows 8.1, não é mesmo? Confira neste post somente os melhores!

 

  • O menu “Iniciar” não morreu!

Admito, eu também já critiquei o sistema dizendo :“O que adianta ter o botão do Iniciar se ele te direciona para aquela tela escrota de ícones bizarros?”. Mas muitas pessoas não sabem que ele também possui botões para programas, configurações e ferramentas de gerenciamento do sistema. Veja com seus próprio olhos, ou melhor, clique com o botão direito no seu Iniciar também! (Você também pode utilizar a combinação de teclas Windows + X).

iniciar start windows 8.1 opções options

 

  • Funções “escondidas” na barra de tarefas:

O Windows 8 conta com menu extra que lhe permite, por exemplo, mostrar a tela de fundo da área de trabalho na tela inicial, exibir ou não aqueles botões de pesquisa, compartilhar, iniciar e algumas outras funções quando você passa o mouse no canto direito da tela. Isso e muito mais pode ser configurado de forma simples e funcional acessando o menu “Navegação“, logo após ter clicado com o botão direito na barra de tarefas e depois em propriedades. Confira como é fácil:

1)Primeiramente clique com o botão direito na barra de tarefas. Agora clique em propriedades.

propriedades barra

 

2)Basta acessar a aba “Navegação” e configurar do seu modo. Viu só como é fácil?

navegacao propriedades

 

  • “Dane-se! Quero desativar todas essas parafernálias que aparecem quando passo o mouse nos cantos da tela!”

Sem problemas, você pode fazer isso. Afinal, o que é bom para alguns acaba incomodando outros! Veja como desativar essas janelas que aparecem nos cantos e bordas do seu Windows:

1)Acesse as configurações do computador. Caso não saiba como fazer isso, aperte a tecla do Windows juntamente com a letra “i” do seu teclado. Depois clique em “Mudar configurações do Computador”:

mudar configuracoes

 

2)Clique em “Computadores e dispositivos”:

computador e dispositivos

 

3)Abra o menu “Cantos e bordas”.  Agora basta habilitar ou desabilitar as funções desejadas… ou indesejadas, neste caso.

cantos e bordas

  • “Não quero o Bing!”

Quem nunca se incomodou quando esteve fazendo uma pesquisa em seu Windows 8 e ele te mostrou resultados do Bing? Se você quer procurar somente em seu computador, basta seguir os seguintes passos:

1)Após acessar o menu de configurações do seu computador (Já sabe como acessar né?!), vá até o menu “Pesquisar e aplicativos“:

pesquisar e aplicativos windows 8.1

 

2)Desative a opção de pesquisa online do Bing.

desabilitar bing

Pronto! Você está livre daquelas sugestões inúteis que você nunca precisa!

 

  • Você pode agrupar os ícones do menu Iniciar, organizando aquela sua bagunça de ícones!

Se apesar de você poder redimensionar o tamanho dos botões e trocá-los de lugar, ainda assim sofre toda vez que vai procurar um programa, precisa passar 3 vezes por todos os programas para encontrar o que procura (e é sempre na última que encontra), esta é uma sugestão que vai te ajudar muito:

1)Vá até o menu Iniciar e clique com o botão direito em uma área livre. Clique em “Nomear grupos”.

nomear grupos

 

2)Perceba que agora você poderá alterar o nome de cada grupo de colunas, organizando assim, seus programas da forma que quiser:

nomeando grupos

  • Seu computador também possui um alarme!

Se você sempre esquece de tudo e trabalha muito tempo em seu computador, esta é uma grande ferramenta para você.
Muitos utilizam notificações de alguns aplicativos, outros utilizam por celular ( o que as vezes não é bom, seu chefe vai achar que você está na internet ao invés de estar trabalhando), outros colam um Post-it no monitor… enfim, cada um possui sua maneira de lembrar das coisas que precisa fazer.

Acontece que muitos desconhecem de uma ferramenta muito bem elaborada e nativa do Windows 8, o alarme.
Com um visual bem simples e fácil de configurar, nem precisamos comentar tanta coisa. É tão simples como… é bem fácil mesmo. Confira como acessá-lo e configurá-lo;

1)No menu iniciar, digite “alarmes” (sem aspas).

pesquisando alarme

 

2)Agora clique no ícone “+“, localizado ao canto superior direito.

add alarmes

 

3)Basta configurar seu alarme conforme desejado e salvar o mesmo, como mostramos no exemplo abaixo:

configurando alarmes

 

  • Chega de notificações!

Quer parar de receber notificações sonoras e/ou de aplicativos? Quer configurar de quais aplicativos quer receber ou até mesmo configurar um horário em que seu computador ficará totalmente “calado”, sem mostrar qualquer tipo de notificação?  Confira como:

1)Acesse as configurações do computador. (Pressione a tecla do Windows + a letra “I”, agora clique em “Mudar configurações do computador”).  Agora acesse o menu “Pesquisar e aplicativos”.

2)Clique em “Notificações”. Pronto! Nesta tela, como você pode ver, fica bem fácil configurar da forma que você melhor desejar!

 

  • Restaure suas bibliotecas:

Sei que isso não passa desapercebido por muitos, mas você sabia que as bibliotecas do Windows 8.1 não são exibidas por padrão? Caso você queira deixar as suas com um visual mais prático, confira:

1)Após abrir uma pasta ou diretório qualquer, clique em “Exibir” e depois em “Painel de navegação”.  Agora basta escolher a opção que te interessa melhor.

bibliotecas antes

 

2)Em nosso caso ficou assim:

bibliotecas depois

 

Concluindo:

Viram só como o Windows 8.1 é uma belezinha?! Galera, esperamos que vocês tenham curtido e aproveitado.
Caso você acredite que esquecemos de algo, envie sua sugestão.
Não deixe de curtir, comentar (compartilhar se estiver a fim) e deixar sua opinião! Até a próxima!

Melhor Comentar