Se você é como eu e gosta de tecnologia, provavelmente já foi rotulado por alguém que se acha entendido dos assuntos. Se você já ouviu um “E ai Nerd“, mesmo não sendo, pode dar um HI-Five digital, porque todos sofremos isso constantemente.

Agora se você não sabe nada sobre o assunto e acha que todo mundo é Nerd, chegou a hora de aprender mais sobre as tribos da rede mundial de computadores. Entenda quem é quem e não colabore para essa gafe.

O NERD:

Se você é uma daquelas pessoas que gosta de chamar qualquer um de Nerd, simplesmente por tirar boas notas, pare agora mesmo! Um Nerd é muito mais que isso. É se dedicar muito a algo, é gostar de aprender a ponto de chegar a nível de detalhe. Fazer piadas e referências que muitas vezes não são entendidas pela grande maioria das pessoas. É muito mais que tirar um 10 na prova.

Mark Zuckerberg

Esse é um cara Nerd, você o conhece?

Uma outra característica é que quando ele gosta de algo, ele gosta mesmo. Quando você é Nerd quer saber todos os detalhes, quer ir muito além da sinopse de um filme por exemplo. Quer saber quem é o editor, onde ele nasceu, outros filmes de sua autoria, curiosidades sobre os atores, referencias com livros e tantas outras infinidades que somente quem é verdadeiramente Nerd se interessa.
Ou seja, um nerd pode ser qualquer um que possui um grande fascínio por conhecimento, seja por qualquer tipo, mas que geralmente se enquadra no ramo da tecnologia.

Porém, de uns tempos pra cá ser Nerd se tornou algo “cool”(pode ser até considerado uma “modinha”). Então hoje vemos uma invasão de pessoas que não são querendo ser! Pode parecer estranho mas isso acontece devido ao crescimento da tecnologia. No momento em que a tecnologia faz parte do dia a dia de todos nós, geralmente quem está a frente das maiores empresas do ramo são aqueles que antes eram só “nerds” (está vendo o porquê que você não devia ter caçoado daquele nerd?!).

Veja um vídeo que fala um pouco sobre os falsos Nerds:

Tá certo, o cara força um pouco,  mas no geral é isso.

O GEEK:

Bom, eu particularmente acho que me enquadro nesse mundo. Se você procurar por Geeks por ai, vai encontrar diversos resultados e histórias para definir o Geek, mas essencialmente é a pessoa que gosta muito de tecnologia! Ai temos vários níveis: Tem o cara que gosta e se empolga com novas tecnologias, tem aquele que tem a casa toda integrada, tem aqueles que montam seus próprios eletrônicos e assim vai. Mas no Geral é isso, o cara que gosta de tecnologia.

Geek

Quarto dos Sonhos do Geek.

Pensando melhor sobre isso, acho que todo nós temos um pouquinho de Geek, afinal você está em um blog que fala de tecnologia, o fato de você estar aqui por livre e espontânea vontade mostra que você quer saber mais sobre tecnologia, nesse caso especifico, sobre tribos (ou perfis) de pessoas.

Geek Vs Nerd

Um exemplo de Geek e Nerd.

OTAKU:

Bom, o Otaku muitas vezes é o mais incompreendido. Já ouviu falar dos desenhos japoneses? Na verdade eles se chamam anime. E existem no mundo inteiro uma legião de fãs que são loucos gostam muito dessa arte. E se você não conhece muito sobre isso (anime), saiba que ele é muito levado a sério na terra do sol nascente. São diversas histórias de diversos segmentos (sim, existem diversos segmentos de animes) e diversas produtoras. Não é a toa que esse mercado movimenta uma legião de fãs no mundo inteiro.

Mas voltando para o Otaku, agora que você já sabe que ele gosta muito de anime, tem que saber que alguns deles praticam o Cosplay, que basicamente é você se fantasiar de um personagem (seja você parecido ou não ?). Ai você pode sair nas ruas e na maioria das vezes chamar muita atenção, ou pode tirar um monte de fotos e colocar em seu Facebook ou ainda participar de eventos especializados nisso, como o mais famoso aqui no Brasil, o Anime Friends.

Cosplay Wolverine

Isso é um ótimo exemplo de Cosplay!

Você pode não acreditar, mas o Cosplay pode movimentar muito dinheiro. Fora a venda de produtos como os Mangas (é como uma história em quadrinho só que em preto e branco, visto de trás pra frente e vem do Japão) também com eventos que ganha quem parecer mais com algum personagem.

Viu só?! Você agora já sabe um pouco mais sobre nós – os amantes de tecnologia em geral – poderia por favor nos classificar direito? Não é tão difícil não é mesmo? Outra coisa, pra não ficar chato resumimos o máximo possível. Se vocês gostarem, podemos entrar mais fundo no assunto, vocês gostariam?

Comentarios_Nerd

  • Pois é Wagner, mas cada vez estamos ficando mais identificáveis. As pessoas um dia vão aprender quem é quem….

  • Wagner Junior

    Sempre me classifiquei como um Geek, mas as pessoas sempre vão continuar me chamando de nerd (com exceção das que lerem este post)!

Está gostando do conteúdo?

Está gostando do conteúdo?

Se sua resposta foi sim, toca aqui 0e cadastre seu e-mail aqui em baixo. Mandaremos novidades do TP Blog diretamente em seu e-mail para que você nunca perca nossos melhores conteúdos. Garanto que não vamos incomodar.

Basta ir em seu e-mail e confirmar a inscrição (Dica: Olhe no SPAM, vai que....)

Pular para a barra de ferramentas