Pois é, quem nunca praticou coisas ilegais na internet?!

 

Que a internet é boa, disso ninguém tem dúvidas. Mas será mesmo que tudo o que fazemos na grande rede mundial de computadores é legal? Sim, que é legal é…  mas e perante a lei?

Separamos os crimes mais cometidos na internet, confira e veja se você é um pequeno ou grande criminoso na rede.

 

1# Downloads e Torrents

Efetuar um download de um arquivo ou Torrent não é crime, mas depende do que está sendo baixado. Exemplo: Eu posso ter uma banda e disponibilizar um download gratuito do meu novo álbum através do meu próprio site. Agora se você compra um CD, passa para seu computador e depois disponibiliza na internet, é mais do que claro que é um crime.
Mas isso não se encaixa apenas para músicas, é para qualquer tipo de arquivo, incluindo livros, filmes, softwares, jogos e etc.

E meus Torrents? Da mesma forma!  Caso o arquivo possua um tipo de licença gratuita, ele pode ser compartilhado e baixado por quantas pessoas ou vezes quisermos.
Mas você sabe que a realidade não é essa! Mais de 90% dos arquivos que eu baixo as pessoas baixam são ilegais e protegidos por leis autorais..

evil laugh 2

…Só pelas leis mesmo, porque dos usuários eles não escapam!

 

2# Postar e compartilhar conteúdos com direitos autorais

Assim como efetuar o download, compartilhar um arquivo que possui direitos autorais é um crime. Seja postando ele em alguma rede social, algum site de compartilhamento de arquivos, fórum ou qualquer outro “beco” da internet.
Muito cuidado com isso! Apesar de poucas empresas “correrem atrás” dos seus arquivos compartilhados ilegalmente na internet, quando as mesmas conseguem provar que realmente foram prejudicadas as consequências são grandes. Elas podem por exemplo, tirar seu canal do youtube só por causa daquela maldita música que você inseriu no vídeo, podem fazer com que sua conta em alguma rede social ou site seja cancelada…. Enfim, não será nada legal.

youtube not found channel

 

Antes de finalizar este tópico, vamos frisar para as imagens: Parece algo realmente simples procurar uma imagem na internet, salvá-la e depois compartilhar, mas isto necessita de muito mais cuidado. Assim como todos arquivos, as imagens também requerem licenças para serem publicadas, algumas possuem licença gratuita e outras não.
Já conheci pessoas que postaram uma simples imagem em seu site e tiveram de pagar multas relativamente caras por isso.

 

3# Bullying

“Gordo só faz gordice”. Duvido que você nunca viu essa frase na internet.
Se você faz parte do grupo que costuma dizer estes tipos de coisa, tenha cuidado. Uma pessoa que se sente ofendida pode ir a justiça e processar o troll.

Só para deixar bem claro, eu acho que a internet é uma terra de ninguém e sempre deveria ser assim, mas brincadeiras devem ser medidas, não acha?!

meça suas palavras

Você também vai gostar disso:

4# Criar um site, produto ou algo semelhante a alguma marca já conhecida

Muitos sites, aplicativos e serviços que encontramos na internet foram feitos “sem querer querendo” com um nome parecido ou similar a alguma outra marca do ramo, geralmente de uma marca famosa. Isso tudo porque … é lógico que você sabe, não é?! Para enganar os internautas.

Isto também serve para logotipos. É muito fácil procurar uma imagem na internet, editar e inserir a marca de uma empresa, mas além de poder infringir os direitos daquela imagem de novo (caso não tenha prestado muita atenção no tópico anterior), o logo pode ficar igual ao de outra marca.

Fique sabendo que isto pode gerar um processo bem caro, caso a empresa copiada se sinta prejudicada e entre na justiça. Claro que muitas vezes algum nome, marca ou logotipo pode ficar parecido, mas não custa nada procurar antes na internet, verificar por outras empresas, logotipos e similares.

 

5# Comprar sem declarar ou sonegar impostos

Hoje em dia isso é muito comum, mas é uma prática totalmente ilegal.

Quem nunca ouviu falar “daquele site chinês” que te vende uma mercadoria e na nota o valor é bem inferior? Seja qual for a forma de “burlar” os impostos, isto infelizmente é ilegal,  e está ficando cada vez mais frequente.
Se alguém aí costuma fazer isso e acha que nunca vai dar problema, fique a vontade! Mas o meu conselho para vocês é: Peguem leve nessa zueira jovens!

chinese kid happy

Este escravo garoto chinês vai agradecer você por parar de comprar!

6# Assistir TV online

Exibir este tipo de conteúdo também está ficando muito popular, mas para falar bem a verdade, pouquíssimos sites de filmes e séries online e gratuitos possuem licença para exibir tais conteúdos. Você sabia que isso era bom demais para ser verdade, não é mesmo?!

Lá vai uma grande dica!

Não fique triste, caso você queira ficar com a consciência limpa, tente visitar o Crackle.
Se você já é cliente da NET, Oi TV, CTBC, Multiplay e mais alguns outros, você pode acessar o Muu.
Agora se você possui TV por assinatura, existem vários serviços online para seus respectivos assinantes, várias grandes como a HBO e Telecine.

 

Só mais uma coisa…

Saiba que você não é o único aqui com uma grande ficha criminal!

E lembrem-se: Roubar internet do seu vizinho também é crime hein?!