Confira nossa lista de 7 regras da internet e seja um internauta consciente!

 

Desde que a internet se popularizou e ficou mais acessível a todos, ficou muito fácil para qualquer um acessar um site, uma rede social, assistir um filme… enfim, sua liberdade é quase que infinita. QUASE!
Mas isso não quer dizer que você pode fazer o que quiser… Por isso, listaremos abaixo as 7 regras da internet para ser um bom internauta.

 

1# Não publique o desnecessário

Quem nunca abriu seu Facebook, Google +, Twitter… ou qualquer outra rede social da sua preferência e viu aquela publicação extremamente desnecessária? Quer um exemplo? Vou te mostrar vários:

post postagem facebook

Caro amigo(a), ninguém liga para isso! Se você acordou, vai trabalhar ou até mesmo vai ao banheiro, o problema é todo seu. Quem precisa saber disso? Absolutamente ninguém.

Além de virar gozação na internet, você vai se passar por um a toa, retardado ou qualquer coisa do tipo.  Você também não pode se esquecer que tudo o que colocamos na internet, uma vez lá isso nunca mais vai sair…. então cuidado!

estadio stadium seats cadeiras

Esta é a platéia que está interessada neste tipo de publicação

 

2# Meça suas palavras

Não é porque a internet é livre, que devemos achar que podemos escrever, comentar ou compartilhar qualquer coisa.

Apesar de já termos dito sobre não publicar o desnecessário, esse tema é mais amplo do que parece. Então vamos dividi-lo um pouco mais.

  • Publicações

Além de publicar coisas inúteis, você também deve se atentar para não postar coisas polêmicas (me refiro a coisas mais polêmicas que mamilos!).

“Então quer dizer que não posso expôr minha opinião?!”

Você pode postar TUDO o que quiser, mas não pode se esquecer que possui vários amigos e conhecidos (ou não muitos) com opiniões, culturas e religiões diferentes, podendo ofendê-los, de alguma forma… Caso você não vê problema nisso (isso não é muito comum), fique a vontade! Mas tenha em mente de que você irá diminuir sua lista de amigos. Disso eu te garanto.

  • Comentários

Da mesma forma que você deve tomar cuidado para publicar coisas e não ofender seus amigos, comentar também não é tão simples assim.
Seja em um fórum, site ou rede social, tome muito cuidado para comentar. Expresse sua opinião de forma clara e objetiva, sem deixar algum “rastro” de preconceito, discriminação ou qualquer outra coisa que pode ser considerada crime.

 

3# Não seja inconveniente

Além de tudo isso que já citamos, existem os que também postam só para se “achar” ou “se aparecer” na internet.

Quem nunca viu aquele comentário idiota : “FIRST” ?!

Por quê diabos uma pessoa precisa fazer isso? Não preciso colocar aqui a imagem da sua platéia, não é mesmo?! … vou colocar… não… você já sabe!

E os haters? Ah… estes sim são uma espécie de seres que estão na internet só para incomodar. Tudo bem que se não fossem eles a internet perderia um pouco da graça, até porque quem não gosta de pegar uma pipoca, se acomodar e “assistir” uma treta iniciado por um hater?! Mas estes, em específico, só servem para criticar e reclamar de tudo mesmo.

hater

Reação de um hater quando você posta qualquer coisa

Se você também é um hater e está descontente com este post, jogue seu computador/celular no chão! Assim seu problema será resolvido.

Se você curte tanto ou idolatra uma empresa/produto e não perde uma oportunidade de criticar ou desvalorizar os concorrentes, cuidado! Você é pode ser um fanboy.
Cada um possui o direito de gostar, usar e comprar o que quiser. Os fanboys precisam entender que eles nunca vão conseguir mudar a opinião de alguém, principalmente dos haters e dos trolls, que adoram discutir com eles.

E já que citamos haters e fanboys, porque não comentar sobre os trolls? Estes por sua vez, adoram irritar os comentados anteriormente, já que os mesmos sempre querem ter a razão acima de todos.

Por mais que você não aceite, os trolls é quem mais geram polêmicas, comentários, conteúdos e… trollagens na internet. Graças a eles a internet é uma zuera sem fim. Eles sempre dão um jeito de iniciar uma confusão ou polêmica e sair de fininho. Depois preparam a pipoca e também se acomodam para assistir o “show”.

 

4# Apoie o trabalho dos outros

Quem não gosta de receber um feedback (comentário, crítica, sugestão ou retorno) após concluir algum trabalho ou tarefa?!

Por mais que seja uma crítica negativa (desde que seja de forma construtiva, e não destrutiva), os criadores de conteúdo para internet adoram receber. Isso os faz crescer e melhorar a cada vez mais.

Se você também cria conteúdo ou é fanboy defende alguma página, site, grupo ou qualquer coisa do tipo, não despreze ou julgue os outros que estão no mesmo ramo. Na internet existe lugar para todos, nunca leve para o lado da competição. Muito melhor do que competir é criar parcerias e vínculos com os outros, a famosa Networking.

Outra coisa que também é muito importante citar: As vezes parece até chato de tantas propagandas e “jabás”, mas isso é necessário para arrecadar os fundos e dinheiro suficiente para manter o trabalho.  Então, para de ficar reclamando e resmungando igual a um velho arrogante! Se não está contente, não veja!

E lá vai um recado aos que assistem vídeos no Youtube (quem não faz isso?!): Se aquela propaganda chata começar quando for executar algum vídeo, evite ficar pulando (ou instalando bloqueadores), é eles quem dão esmolas alguns trocados aos Youtubers. 

waiting esperando

Não custa nada esperar um pouco…

 

5# Seja brother

Nunca entre em um grupo ou fórum só para sanar sua dúvida e depois nunca mais participar, ou só voltar quando estiver precisando novamente. Se você faz parte de um/vários, não seja só mais um, participe! Você não tem a obrigação de acessar sempre ou participar de tudo, mas também não deve ser um simples fantasma.

Assim como na vida real, temos de fazer aos outros o que gostaríamos que fizessem conosco (por isso nunca queira matar alguém).  Por isso, ajude sempre que puder.

Você também pode gostar disso...

6# Não envie correntes

Você precisa ser muito inocente para acreditar em uma corrente. Quem nunca recebeu aquela mensagem dizendo que se você não a enviasse para 10 pessoas morreria? Ou teria 3 anos de azar? Como podem ver, pelo menos a de morrer não funcionou…

Se você sempre envia correntes e ainda ninguém chegou até você para te dizer isso, não quer dizer que não está sendo inconveniente.

thumbs up joia dedo

Por favor pare com isso, a sociedade agradece.

A única corrente que você pode enviar é essa aí abaixo 😉

“Essa é a capivara dos brothers,
se você não enviar para seus brothers,
você não é um brother!”
capivara

7# Seja um seeder

Caso você utilize algum tipo de aplicativo torrent ou compartilhador de arquivos, sabe muito bem que certos arquivos são muito difíceis de encontrar, e ainda mais difíceis e demorados de baixar.

Exatamente por esse motivo que você deve ser um seeder. Os seeders são os clientes que possuem os arquivos em seus computadores/notebooks/dispositivos.  Quando você está fazendo um download ou já concluiu, este arquivo ficará disponível para outros usuários também baixarem.

Infelizmente, algumas pessoas baixam o arquivo, movem para outro local ou dispositivo, gravam em uma mídia de CD/DVD (ainda existe quem utiliza) ou simplesmente não gostam e acabam excluindo. Seu aplicativo torrent ou compartilhador de arquivos não é tão inteligente assim para saber qual o destino do seu download ou para onde foi movido. Ou seja, se você for um dos poucos ou até mesmo o único que possui o arquivo, estará interrompendo o download dos outros clientes.  Aposto que você não gostaria de estar no lugar desses… não é mesmo?!

sad man triste

O download do “filme educativo” parou…

Portanto leitores, sejais seeders!

Finalizando…

A internet está aí para usufruirmos da forma que bem entendermos, mas não podemos nos esquecer que não podemos fazer nela tudo o temos vontade. Na verdade podemos, mas aí o barato vai ficar louco teremos problemas, perderemos amigos, seremos odiados… enfim, nem o Chapolin vai poder te salvar.

Acha que faltou algum item? Discorda de algo? Não deixe de deixar sua crítica, comentário ou sugestão.
Está gostando do conteúdo?

Está gostando do conteúdo?

Se sua resposta foi sim, toca aqui 0e cadastre seu e-mail aqui em baixo. Mandaremos novidades do TP Blog diretamente em seu e-mail para que você nunca perca nossos melhores conteúdos. Garanto que não vamos incomodar.

Basta ir em seu e-mail e confirmar a inscrição (Dica: Olhe no SPAM, vai que....)

Pular para a barra de ferramentas