Confira neste post, tudo o que você precisa saber sobre sua bateria de celular ou notebook.

 

Hoje em dia as baterias são ferramentas essenciais na vida de todos nós: Quanto melhor a bateria, mais felizes nós somos!
Atendendo ao pedido de alguns leitores, resolvemos esclarecer, de forma muito mais clara que em qualquer outro lugar, todas as dúvidas que a maioria dos usuários ainda possuem quando o assunto é referente a baterias.
Sim meus amigos, estudamos muito para criar este guia prático para vocês. Agora chega de lero-lero e vamos aprender TUDO sobre baterias, de uma vez por todas!

 

# Preciso carregar 100% da bateria antes de utilizar meu novo Smartphone ou notebook?

Falando de Smartphone, as fabricantes entendem que você realmente está ansioso por aquele aparelho e alegam que você pode utilizar desde o momento em que tirou da caixa. Já alguns fabricantes de notebook recomendam carregar toda a bateria do dispositivo antes da primeira utilização. Mas isso não quer dizer que você não poderá utilizá-lo enquanto isso (falaremos sobre isso adiante).

# Posso usar meu celular ou notebook enquanto ele carrega?

Mas é claro que pode!  Não caia nessas histórias de que você pode tomar um choque ou pegar fogo. Essas coisas podem se repetir com você caso seu carregador esteja com um fio descascado, sua casa seja atingida por um raio ou qualquer desgraça deste tipo. 

Em relação ao fato de danificar a bateria, isto também é um mito. Quando você não está usando seu dispositivo, ele ainda sim está executando vários processos, certo?! Da mesma forma você pode ficar tranquilo e utilizá-lo quando estiver carregando. Vale citar que a Apple recomenda carregar ao menos até os 10% da bateria para começar seu uso.

# Carregadores piratas podem danificar uma bateria?

Geralmente estes tipos de carregadores são feitos para funcionar em vários equipamentos diferentes, ou seja, suas características técnicas podem não ser completamente compatíveis a sua bateria. Isso pode sim comprometer a vida útil e capacidade de sua bateria. Mesmo com alguns especialistas afirmando que os carregadores “alternativos e totalmente compatíveis” não prejudiquem sua bateria, tenha certeza de que não funcionarão tão bem quanto o original. Confie em nós! 😉

carregador gambiarra fail charging

Se você não fizer uma gambiarra bem marota, ela também pode danificar seu equipamento!

# Posso deixar meu celular ou notebook carregando a noite toda?

Sim! Tanto seu notebook, o seu celular e seu carregador (original), ambos são “expertos” o suficiente para saber quando o carregamento está concluído. Você não precisa acordar no meio da noite para tirar algum dispositivo da tomada.

# Preciso carregar a bateria só depois que ela chegar ao fim?

Depende, se seu dispositivo for muito velho e possuir uma bateria de níquel, será um problema. Mas provavelmente este teu celular ou notebook não seja tão idoso e possua uma bateria de íon de lítio. Este material permite com que você recarregue sua bateria a qualquer momento. Se você não souber de qual material foi feito sua bateria, uma dica simples: Confira no manual.

* O mesmo serve para aqueles que estavam em dúvida se poderiam parar de carregar antes mesmo da bateria concluir seu carregamento.

 

Você com certeza vai gostar disso:

 

# Posso guardar uma bateria descarregada?

Isto não é recomendado. Mesma quando sua bateria está parada e sem uso, ele também descarrega sua carga. Se ela descarregar por completo, poderá não funcionar corretamente. Assim, aconselhamos deixá-la totalmente carregada antes de guardar. Mas não se esqueça dela! De tempos em tempos, utilize-a e a recarregue novamente.

carregando celular charging celulares

Só não deixe para recarregar todas as suas baterias de uma única vez!

# Tirar a bateria do notebook enquanto utilizo ele diretamente na tomada é recomendável?

Se você não estiver fazendo algo extremamente importante ou se sua energia elétrica não cai a todo momento (já que isso iria prejudicar seu sistema operacional), isso é mais que recomendado. Fazendo este procedimento, a vida útil de sua bateria poderá aumentar em até 10%.

# Com o tempo, a bateria para de armazenar tanta energia?

Tudo que é bom dura pouco, não é mesmo?! Da mesma forma, as baterias também possuem uma vida útil. Com o passar do tempo, eles acabam reduzindo sua capacidade de armazenar energia, mas esse tempo vai depender dos cuidados do usuário, da temperatura e até mesmo da qualidade dela.

# Dispositivos USB gastam muito a bateria?

Sim. Todo dispositivo USB consome bastante energia. Mesmo quando não está sendo utilizado, a quantidade de energia necessária para mantê-los ligados é razoavelmente grande. Ou seja, se você precisa manter seu notebook ou tablet ligado e possui um dispositivo 3G ou qualquer outro através da USB, desconecte-o!

# E aquela história de colocar a bateria no congelador? É verdade?

Mas é claro! Que não! As pilhas e baterias trabalham melhor em temperaturas menores ( o recomendado é até 35 graus). Na verdade isso não passa de uma ilusão. Quanto menor a temperatura, melhor as baterias trabalham.

exploding explodindo a mente

“Não meu amigo, sua geladeira não é mágica!”

 

# Utilizar o Wifi, GPS, Roaming ou Vibracall podem danificar a bateria?

Estes recursos consomem bem mais recursos e energia do que outros, mas é só isso. A longo prazo, eles não farão nenhum efeito negativo sobre sua bateria.

# Existe alguma forma de carregar uma bateria mais rapidamente?

Aproveitando a pergunta, já aproveitaremos para responder outra: Sim, carregar pela USB demora mais. Isso porque uma USB não passa mais de 2,5W de energia (teoricamente), já os carregadores de Smartphone passam em média 5W.

Quanto menos funções estiverem sendo executadas em seu notebook, tablet ou Smartphone, mais rápido ele irá carregar. Ou seja, a forma de carregar mais rápido é com o dispositivo desligado, mas geralmente não podemos fazer isso, certo?! Então quando precisar, desative o Wifi e/ou 3G, feche os aplicativos que não estiverem sendo utilizados, aquele vídeo pornográfico e tudo o que puder!

Só mais uma dica:

Seu dispositivo precisa ser desligado!

Apesar de muitos acreditarem que isso seja uma besteira, nossos Smartphones, notebooks ou qualquer equipamento eletrônico, precisam relaxar um pouco também!

suco de laranja jailson

“Trabalhando e relaxando”

Alguns especialistas afirmam que até mesmo este seu celular precisa ser desligado, ao menos uma vez por semana, nem que seja por alguns minutos.

 

Viu só?! Agora você já pode se considerar um expert no assunto!

Ainda possui alguma dúvida? Deixe abaixo nos comentários!

logo_facebook

Está gostando do conteúdo?

Está gostando do conteúdo?

Se sua resposta foi sim, toca aqui 0e cadastre seu e-mail aqui em baixo. Mandaremos novidades do TP Blog diretamente em seu e-mail para que você nunca perca nossos melhores conteúdos. Garanto que não vamos incomodar.

Basta ir em seu e-mail e confirmar a inscrição (Dica: Olhe no SPAM, vai que....)

Pular para a barra de ferramentas