Se você também trabalha com TI, com certeza já utilizou ou ainda vai utilizar uma destas desculpas

Você pode estar se perguntando: “Mas que tipo de pessoa é você? Até desculpas você ensina em seu site!”.
Tudo bem, você não deixa de ter razão, mas quem trabalha com TI com certeza deve concordar que já utilizou alguma dessas desculpas em alguma ocasião…

Vários momentos nos forçam a utilizá-las, alguns como naquele momento em você DEVE explicar algo que não tem a mínima ideia do que está ocorrendo ou quando foi solicitado a fazer algo que você não deveria ou não precisava.
Sem contar que desculpas são muito úteis, você as usa e enquanto aquilo “cola”, pode ir buscando uma outra desculpa solução!

Não estamos incentivando você a utilizá-las, mas elas estão aí, sendo usufruídas diariamente por muitos. Estas desculpas são utilizadas em várias áreas de TI, incluindo programação, suporte técnico ou até mesmo gerenciamento de equipes e projetos. Agora chega de blá blá blá e vamos lá!

0# “Se tivessem feito o que solicitamos, isso não teria acontecido”

Vários erros e problemas realmente ocorrem porque os usuários não fazem o que solicitamos, seja por motivo de preguiça ou até mesmo para economizar dinheiro. Mas certas vezes muitos TI’s se aproveitam da falta de organização dos clientes para utilizar esta velha e poderosa desculpa.

1# “Já foi explicado que não fazemos isto”

Certas tipos de serviço não são efetuados por determinadas empresas ou setores de TI. Infelizmente isso nem sempre é uma desculpa, mas alguns “espertos” se aproveitam da incapacidade preguiça de alguns que não leem o contrato de prestação de serviço e alegam isso.

crossed fingers dedos cruzados

“Não quero fazer isso, espero que não tenham lido o contrato”

2# “Ninguém nos comunicou sobre isso”

Muitas vezes nós podemos comunicamos o TI por várias vezes sobre algo que poderá dar algum problema, mas nem sempre isso acaba sendo levado a sério (o que não está errado). Só que também é uma falha não verificar, dependendo da gravidade ou das possíveis consequências. O problema é que se você não possui nada documentado, essa também será uma grande desculpa na hora do problema.

3#  “Alguém mexeu nisso”

Esta desculpa é mais utilizada em locais ou clientes que possuem um estrutura bagunçada (ou até os que não possuem). Resumindo, é mais fácil falar que alguém mexeu e gerou um problema, do que dizer que a culpa foi do suporte que ao invés de arrumar o problema ficou conversando com a lindinha que trabalha na recepção.

4# “Isto não estava assim até pouco tempo”

Infelizmente, na área de TI sempre acontece de outra pessoa acabar trabalhando daquilo que já foi mexido corrigido por você.  Diferente das vezes que algum usuário simples pode mexer, outros da área também podem fazer idiotices besteiras ainda maiores. Como estamos nos referindo a desculpas, também utilizam esta desculpa quando alguém pode ter feito qualquer coisa naquilo que já deixamos prontos ou estávamos trabalhando em cima… qualquer coisa mesmo!

Obs: Já fui questionado sobre um backup do servidor que parou de funcionar, naquele momento eu só estava corrigindo um erro no Outlook de um computador do outro setor.

conversando talking on the phone celular

“Mas é claro que estava funcionando!”

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5# “Isto é um problema do outro setor”

Uma clássica desculpa que ainda funciona muito bem. Já está bem claro, não está?! Basta jogar a culpa em outro setor ou equipe e torcer para não devolverem a “bucha”. Tenha cuidado ao usá-la! Se devolverem, ela vai voltar ainda pior.

6# “Esta versão está incorreta”

Uma das favoritas pelos programadores. Seja um sistema, uma ferramenta ou qualquer coisa que você não faça ideia do por quê do erro, culpe a versão do mesmo ou da plataforma ou equipamento em que estão utilizando. Enquanto isso é só ir buscando uma solução.

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“Ainda não sei o que dizer, qual será a minha próxima mentira?”

7# “Avisamos que ainda não estava pronto”

Esta é muito aplicada naqueles clientes apressados. Basta utilizar a famosa frase “ainda não está pronto” antes de entregar. Agora se der merda algum problema é só usar ela! Sempre funciona!

8# “Da nossa parte está tudo certo”

Quando existem outras equipes, setores ou empresas envolvidas, sempre terá um responsável que confia plenamente em seu trabalho e garantirá que o problema está em qualquer outro. Enquanto ninguém for chamado para uma conversa no RH, dificilmente irão rever ou realmente conferir se alguma coisa está errada.

9# “Em nossa rede/equipamento está funcionando”

Resumindo: “O problema está aí”. Muito utilizado principalmente por desenvolvedores, esta frase na verdade e na maioria das vezes não é uma desculpa e sim uma verdade. O problema é que depois de criada uma solução e ser enviada para seu destino, nem sempre ele estará pronto para ele.  De qualquer  forma, a frase pode e é muito usada quando precisamos ganhar tempo, não que eu já utilizei… é que eu sei… 😉

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