Diário de um TI #3 – Entenda o porquê de “não confiar” em seu cliente

Contatos do autor: Facebook e Twitter

Como aconteceu…

Isto ocorreu quando eu era apenas um jovem inocente que formatava computadores. Já tinha um bom conhecimento e sempre fazia da melhor maneira possível (ou tentava).
Certo dia um cliente chegou com muita pressa, dizendo que precisava formatar seu computador porque estava apresentando vários erros e problemas. Acalmei ele e expliquei que tentaria resolver seu problema sem precisar formatar e reinstalar seu computador. Querendo ou não, isso demoraria. Ele insistiu dizendo que não queria que eu tentasse verificar desta forma.

Já fiz o backup, é só formatar”.

A essa altura, você já deve imaginar o que aconteceu…

Terminei de reinstalar o sistema e comecei a instalar seus programas. Quando perguntei quais programas ele iria querer, dentre milhões ele me disse: “Não esqueça de instalar o Outlook”. Na hora eu gelei e percebi que poderia ter feito merda algo errado.

Ignorei o sentimento ruim que estava por dentro e continuei instalando os programas solicitados. Quando eu estava terminando ele chega perguntando: “Instalou meu Outlook?”.
Disse que sim e pedi seus dados para configurar sua conta. Após configurar e abrir o software, ele teve uma surpresa: Perguntou onde estavam seus e-mails e contatos. Expliquei que o Outlook só baixava uma cópia (já que configurei como POP3). E por sacanagem do destino, com certeza sua antiga conta apagava do servidor após baixá-los.

Resumindo, ele não tinha backup do e-mail e estava completamente fudido ferrado.

De qualquer forma, ele entendeu que o erro foi dele (admito que fui burro e também deveria ter feito o backup). Agora imaginem se fosse um cliente que não assumisse o erro? Sim, sei de casos como esse que aconteceram com vários colegas meus, alguns envolvendo até polícia, murros, porradas e até pichação de muro.

Você também vai gostar disso...

 

Moral de tudo isso…

NUNCA confie completamente em seu cliente. Sim, existem exceções, mas sempre que possível tente fazer da maneira mais certa possível e da forma que você sempre faz. Fazer o backup dele não seria tão difícil assim, e mesmo que tivesse demorado um pouco mais, com certeza seria melhor do que perder todos seus e-mails.

thumbs up joia dedo

Também tem alguma desgraça história pra contar? Não deixe de nos enviar! Clique aqui e saiba mais.
Increva-se e receba nossas novidades!

Increva-se e receba nossas novidades!

Cadastre seu e-mail e receba toda semana nossas novidades! Além de ser totalmente gratuito, você ainda se mantem atualizado com nossas postagens.

Uhu! Agora você receberá nossas novidades.

  • Hamilton

    Olá Wagner,
    Achei muito bacana o seu blog. Concordo com tudo o que disse. Venho desejar boas festas e um próspero ano novo.

    • Olá Hamilton! Tudo bem?
      Que legal que você também se identificou.
      Obrigado! Ótimas festas pra você também!

    • Wagner Junior

      Obrigado Hamilton! Muito legal mesmo!
      Boas festas pra você também! Até logo.