Antes de procurar qual o melhor roteador ou qual roteador comprar, confira se vale a pena pagar um pouco mais caro por um roteador e quais características priorizar.

Ah, como é bom ter uma rede wireless em casa, não é mesmo?! Mas se você não fizer a escolha do equipamento ideal para a sua rede, com certeza irá se arrepender.
Hoje mostraremos para muitos que não adianta ser mão de vaca economizar, na hora de comprar um roteador você deve se atentar a várias características que farão você não jogar aquela bixeira o roteador pela janela. Vamos lá?

1# Preço

Não adianta se iludir! Se o roteador é muito barato, tem várias funções (teoricamente), fácil de configurar e o vendedor disse que até você consegue, então é porque algo de errado não está certo! Não é mesmo?!

Muitas pessoas compram o roteador mais simples e de marcas desconhecidas apenas pelo preço, mas esquecem de se informar sobre aquela marca, se é confiável ou se irá suprir suas necessidades. Conheço pessoas muito ricas mesmo, com apartamentos enormes e apenas um roteador simples em uma sala! Mesmo assim não querem gastar com um melhor ou até mesmo de comprar outro para instalar em sua rede!

kids crying troll chorando crianças

Futuro usuário que não vai querer “gastar” com um roteador.

Realmente, um bom roteador irá custar praticamente o dobro ou triplo de um simples, mas você com certeza não terá dor de cabeça com ele! Ou seja, você vai acabar comprando 2, 3 ou 4 roteadores vagabundos inferiores com a esperança de comprar um bom e barato, e no final das contas poderia ter economizado comprando apenas um de qualidade. Mas não se preocupe, agora você verá ainda outros motivos que farão você se arrepender de comprar um roteador “balatinho”.

2# Alcance

Se um bom roteador pode ter seu sinal drasticamente afetado pelo ambiente (obstáculos, objetos e pessoas), imagine um inferior… Os roteadores mais simples geralmente não possuem um bom alcance de sinal. Alguns possuem várias antenas gigantes de enfeite e mesmo assim não resolvem o problema do alcance de seu sinal. Por mais que esteja configurado corretamente e bem posicionado, se seu hardware e qualidade não forem bons, com certeza ele não vai funcionar como deveria ou pelo menos parecia.

No final das contas, todos acabam ficando perto do roteador para utilizar a rede wireless. Não é muito legal acessar seus sites favoritos (muito cuidado) ao lado de todos, não acha?!

family computers

“O Wifi só funciona aqui!”

3# Qualidade de conexão e velocidade

Com um hardware inferior e interferências a sua rede sofrerá várias oscilações, mas isso não para por aí!

Já me deparei com diversas marcas estranhas que regularmente apresentam várias problemas de conexão, principalmente se referimos a quedas constantes. Geralmente o motivo é por questão de alto processamento (até meu relógio tem um processador melhor que muitos). Isso pode ser gerado pela grande quantidade de clientes conectados a rede, alguma função ou ferramenta que não funciona corretamente e acaba travando o roteador ou até mesmo um tráfego muito alto passando por ele.

Assim, a velocidade e estabilidade de sua conexão serão completamente afetadas, te deixando sem conseguir baixar nudes seus arquivos favoritos.

Você também vai gostar disso...

4# Recursos

A primeira coisa que você quer fazer depois de instalar seu roteador é sentar no sofá e ver vídeos pornográficos navegar na internet, não é mesmo? Mas logo depois de um tempo, você vai precisar configurar alguma função, adicionar alguma regra ou filtro… enfim, vai precisar de uma ferramenta ou recurso que talvez ele não tenha, e agora?  Viu só como economizar não vale a pena?!  Se até mesmo nos bons roteadores as vezes acabamos ficando na mão por eles não terem algo que precisávamos, imagine em um inferior!


“Aquele vendedor filho da p*t@, falou que esse roteador tinha tudo!”

Não é porque aquele roteador baratinho possui várias opções e faz até café, que quer dizer que tudo vá funcionar, ou que ele vai fazer o café… o que não seria nada mal. Portanto, não se iluda!

5# Segurança

Já imaginou se a polícia bate na porta de sua casa por que identificaram algum crime ou ilegalidade vindo de sua rede? Ou pior, se você acaba acessando um site falso de seu banco e acaba perdendo todo seu dinheiro (se tem alguma coisa)! Sim, isso é completamente possível!

Bons roteadores possuem um firmware (sistema) mais seguro e com menos vulnerabilidades (teoricamente). Além disso, as grandes marcas estão sempre lançando novas versões de firmware para seus equipamentos. Tudo isso para corrigir vulnerabilidades e falhas de segurança encontradas. Se você acabar por optando por um roteador genérico, provavelmente nem vai achar o site da empresa!

japones da federal policia

O japonês da federal também está de olho em você!

Gostou? Acha que nos esquecemos de algo? Não deixe de comentar!
Increva-se e receba nossas novidades!

Increva-se e receba nossas novidades!

Cadastre seu e-mail e receba toda semana nossas novidades! Além de ser totalmente gratuito, você ainda se mantem atualizado com nossas postagens.

Uhu! Agora você receberá nossas novidades.