Muitos pessoas sempre ficam em dúvida sobre utilizar um antivírus pago ou gratuito, mas eles realmente são diferentes? Qual a diferença? Devo realmente pagar por um ou apenas um gratuito já vai me atender? Vamos conferir isso tudo agora!

Antes de tudo, deixaremos bem claro que não citaremos qualquer software ou empresa. Todo o conteúdo abaixo também se trata exclusivamente de nossa opinião. Sinta-se a vontade para criticar ou argumentar!

Também recomendamos você ler este artigo antes!

“Começando pelo começo” – Como funciona um antivírus?

Antes de mais nada, daremos um breve resumo de como funciona um antivírus pago ou gratuito.

Todos os antivírus possuem um banco de dados onde estão cadastradas todas as ameaças que a empresa conhece. Ou seja, caso ele encontre algum arquivo ou programa com o nome que possui nesta lista, com suas mesmas características ou que de alguma forma ele o acuse como uma possível ameaça, então o exclui, move para a quarentena, questiona ao usuário ou não faz nada, se for um fim de semana… 😉

Robo robot pc computer computador

Mas é claro que posso remover esse vírus, você só precisa pagar por isso!

Essa base de dados é atualizada conforme a vontade de cada empresa. Algumas possuem atualizações constantes, outras são diárias e outras são até colaborativas.

E então? Quais as reais diferenças entre os dois tipos?

  • Definições de vírus

Na teoria, as empresas que possuem um antivírus pago deveriam ter muito mais atualizações de sua base de dados, já que seus clientes pagam por isso. Mas sabemos que apenas uma parte delas faz isso.
Tudo bem que a quantidade de atualizações não pode definir qual é melhor, até porque alguns atualizam vários pacotes pequenos e outros baixam uma caralhada grande quantidade de arquivos em uma mesma atualização. Muitos antivírus gratuitos chegam a ser inconvenientes de tantas atualizações que são feitas!

scare scared assustado

“Suas definições de vírus foram atualizadas!” – Que susto FDP!


Você também vai gostar disso…


 

  • Proteção e recursos adicionais

Como já dissemos em um post anterior, 100% de proteção você nunca vai ter, portanto isso vai depender de cada situação e vírus encontrado.
Já a questão de recursos é mais interessante: Várias ferramentas (proteção de e-mail, em tempo real, escaneamentos personalizáveis e várias outras opções) são encontradas tanto em antivírus pagos como gratuitos. Alguns antivírus pagos não possuem a maioria delas, e para cada uma, há praticamente um software específico.

Em contrapartida, outros gratuitos possuem tudo isso e mais um pouco (só não fazem seu café). Claro que isso também não interfere em nada, considerando que cada um prefere seu software favorito e blá blá blá… mas é só para retratar o contraste de que os antivírus pagos não possuem mais coisas que os gratuitos e vice-e-versa.

multitask boy criança kid multi tarefa 2

Alguns antivírus conseguem ser tão multi-tarefa quanto este garoto!

Muitos gratuitos também não possuem tantas coisas, mas possuem versões pagas do mesmo aplicativo com tudo isso que comentamos, mas sem o café também!

  • Suporte

Eis a questão que queríamos comentar!

Quando se tratam de antivírus pagos, o suporte na maioria das vezes é muito superior (o que já é um grande ganho enquanto alguns antivírus gratuitos não possuem). Assim é muito mais fácil resolver qualquer problema, seja relacionado a ativação do produto ou até para reclamar daquele nude arquivo que seu antivírus removeu ou colocou na quarentena.

Mas por que nem todos? Geralemente essas que não “dão muita bola” para seus clientes já possuem vários outros serviços e softwares, então seus antivírus acabam ficando de lado. Continuam vendendo porque possuem nome no mercado e ainda conseguem ganhar muito dinheiro com isso!

Nossa opinião

Nossa breve e simples opinião é a seguinte: Caso você não queira ter dores de cabeça e queira ter alguém para por a culpa especializado para resolver seus problemas, um antivírus pago seria sua melhor saída.
Entretanto, se você quiser cuidar de tudo, não gastar nada e apenas ter um antivírus por segurança ou prevenção, neste caso um bom antivírus gratuito resolveria quase todos os seus problemas.