Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre computadores quânticos, não é mesmo? Mas afinal, que diabos o que isso quer dizer? O que eles fazem? Você vai poder ter um computador desses? Venha com a gente e confira tudo isso… tudo mesmo!

quantum computer computador quântico

“Isso parece um guarda-roupa, mas é meu computador quântico!”

Recentemente, têm se falado muito em computadores quânticos que fazem “milagres” e são tão rápidos e potentes.  A própria Google afirmou que seu computador quântico é 100 milhões de vezes mais rápido que um computador convencional.

Só a titulo de curiosidade, a computação quântico têm caminhado muito mais rápido do que se esperava. Há cerca de alguns anos atrás, a utilização desses computadores estava sendo prevista para 30 ou 40 anos a frente. Hoje se especula em apenas 10 anos, mas pelo que temos visto isso pode reduzir ainda mais.

Primeiramente, vamos entender de forma simples.

Para sermos o mais simples possível… Todas as informações e comandos que passam pelo seu computador, “trafegam” de forma binária, ou seja, utilizam uma sequência contendo os valores 0 ou 1. Já um computador quântico utiliza o qubit, podendo equivaler ao valor de 0, 1 ou até mesmo os dois ao mesmo tempo!

wat

WAT?

Não, não estamos escrevendo bobeira! A computação quântica é realmente complexa e avançada. Mas vamos simplificar…

Imagine que você está em um labirinto, para sair você teria de testar todas as saídas possíveis, uma por vez, correto? O mesmo acontece com um computador quando possui uma conta ou desafio para resolver. Ele fará uma operação por vez.
Já com um computador quântico, por conseguir utilizar valores simultâneos, conseguiria resolver a mesma tarefa de forma mais rápida, já que poderia testar mais de uma possibilidade ao mesmo tempo. Quanto mais qubits, mais rápido ele te devolveria a resposta!

labyrinth labirinto

PQP! Porque não sou quântico?!

 

Estrutura de um computador quântico

Um computador desses necessita de várias frescuras exigências para poder funcionar. Um processador quântico é muito sensível, por isso toda a sua estrutura possui várias camadas de isolação que o protegem contra quaisquer interferências externas, elétricas ou magnéticas.

Além disso, um processador quântico precisa de um sistema de refrigeração muito robusto, por exemplo: O mais avançado do mundo (até o presente momento) precisa estar a – 237 º C para funcionar corretamente.


Você também vai gostar disso...

 

“Eu vou poder ter um computador quântico?”

Poder você até pode, mas isso não quer dizer que será hoje ou amanhã. Isso porque sua utilização ainda está dando seus primeiros saltos. Só para você ter uma ideia, no momento a computação quântica está sendo estudada e passando por vários testes. Apenas “pequenos” nomes estão envolvidos, assim como a D-Wave (empresa principal responsável pelo desenvolvimento), Google, Nasa e IBM. “Só elas”…

Mas porque não?

  • Espaço: Como a computação quântica está começando, não existem computadores quânticos portáteis ou pelo menos normais. Assim não caberiam no seu quarto, a menos que você queira instalar um computador de 3 metros de altura por 4 de comprimento em sua sala, mas acho que não vai ficar legal.
  • Valor: Talvez isso não seja um problema para você, mas para mim por exemplo, desembolsar alguns milhões do meu porquinho seria impossível.
mendigo

“Valeu mesmo, mas esse computador ainda está caro.”

Um computador quântico é melhor que um computador convencional ?

Essa é uma questão muito comum que parece óbvia, certo? Errado!

Na verdade essa é uma questão relativa. Um computador quântico pode ser milhões de vezes mais rápido, mas seu intuito principal é resolver cálculos e contas complexas. Alguns especialistas afirmam que essas coisas que você geralmente costuma fazer na internet (incluindo ver pornografia) demorariam mais em um computador quântico do que em um computador convencional, já que ele faria vários cálculos desnecessários para tarefas tão simples.

Uma das principais áreas em que estes computadores estão sendo estudados, é a da inteligência artificial. Já que um robô com processamento quântico, poderia por exemplo responder até alguma pergunta que não sabe, bolando algo não programado, apenas considerando seus conhecimentos e tirando conclusões sobre eles. Ele também poderia mentir ou até mesmo desenvolver uma forma de pensar e raciocinar.

skynet robot robo

Se você também lembrou disso, saiba que não está errado!

 Os computadores comuns serão extintos?

Considerando nossa resposta anterior, já deu pra perceber que nossos computadores “comuns” ainda serão utilizador por muito tempo. Se pensou que teria de juntar ainda mais dinheiro para comprar um computador que não estava nos seus planos, fique tranquilo! Pode se acalmar e comprar aquele computador que tanto sonha.

E você, no que acredita que os computadores quânticos serão ou não capazes?