Sua rede wireless não está funcionando bem? O sinal oscila ou cai a todo momento? Confira nossas incríveis dicas!

Assim como já comentamos várias vezes, ter uma rede wireless é fácil, agora ter uma rede wireless que funcione de verdade já é outra história! De que adianta ter uma boa internet se sua rede não funciona bem?

O maior problema é que vários usuários (seja por falta de conhecimento ou até mesmo por teimosia), acabam criando uma rede wireless sem ao menos saber de sua real necessidade, adquirem equipamentos totalmente incompatíveis com a sua real utilização, instalam ou configuram incorretamente ou fazem de qualquer forma.

Hoje comentaremos sobre os 4 tipos de erros mais comuns que podem prejudicar radicalmente na qualidade de sua rede wireless. Será desde a dica mais básica até a mais detalhada. Vamos nessa?

1 – Equipamentos inúteis

Por incrível que pareça, já encontrei redes com vários roteadores, repetidores e muitas outras coisas que nem faço ideia do que eram. Isso tudo para cobrir uma área muito curta ou para tarefas completamente idiotas.
Para você ter uma ideia, a simples tarefa de reiniciar todos os equipamentos demorava mais de 3 minutos!

runner corredor running correndo

“Só falta mais um”

Se você possui um roteador em seu quarto, porque instalar outro para conectar seu console ou sua TV? Ou conectar apenas um equipamento em um Switch ligado ao roteador principal (ou até mesmo em um secundário).

Utilize o menor número de dispositivos e equipamentos possíveis em sua rede. Isso vai evitar problemas, “gargalos” e menos trabalho na hora de identificar um problema ou resolver.

Isso sem citar que quanto mais roteadores, maior a interferência que você terá no local. Isso afetará drasticamente na qualidade de sua rede.

2 – Rateador Roteador

O roteador (geralmente) é o ponto inicial de sua rede wireless, se ele não estiver funcionando bem, toda a sua rede será prejudicada.

Não adianta ter uma boa conexão com a internet se seu roteador não presta! Os roteadores inferiores, apesar de custarem muito menos, incomodam muito mais e nos trazem muitas dores de cabeça. Infelizmente a única coisa que você pode fazer com um equipamento desses é pintar de azul e jogar no mar!

shark tubarão tubarao

“Poxa, aqui não!”

E antes que você diga que ele é “de marca boa” e custou quase R$ 400,00, não se esqueça que também precisa configurá-lo corretamente. Se eu já fiz verdadeiros milagres com roteadores vagabundos mas bem configurados, imagine você com um bom roteador!

Se quiser conferir um artigo completo sobre roteadores, clique aqui!

 

Você também vai curtir isso:

3 – Instalação “meia-boca”

Então vamos lá! Você jogou todas aquela parafernalha fora, comprou um roteador bom, configurou corretamente e mesmo assim sua rede está uma merda ruim?

O local onde seu equipamento fica faz toda a diferença em sua rede. O ideal é sempre estar em um local alto e sem nada em cima (já vi roteadores dentro de gaveta, cheia de bugigangas), longe de espelhos e outros materiais que possam refletir ou barrar o sinal.

E mais uma coisa: A sua antena wireless não serve como cabide!

cabide

É aqui que você deve pendurar suas roupas!

4 – Repetidores ou pontos secundários

Uma coisa muito importante a comentar, é a instalação de um segundo ponto.

Geralmente quando pensamos em repetir o sinal para outro ponto, automaticamente pensamos em um “repetidor”, mas porque? Na verdade não sei te responder, mas de uma coisa posso garantir, um repetidor nem sempre é uma boa opção. Quer ver o primeiro motivo?

comparation comparacao tp link roteador repetidor

Perceba que eles são praticamente iguais em suas especificações! Mesmo o repetidor possuindo menos funções que o roteador, ele é muito mais caro. Pense nisso!


Para não dizer que não quero te ajudar, vamos supor que você queira colocar um roteador ou repetidor em sua casa, mas não será possível ligá-los por cabo. Para esta tarefa, deve-se prestar muita atenção no local onde ele vai ficar. Confira este exemplo abaixo:

  •  Você precisa utilizar sua internet no ponto C de sua casa mas o sinal que chega nele é muito ruim. O que vem na cabeça? Colocar um repetidor lá, é claro!
planta casa exemplo 1

Errado!

Pareceu meio óbvio, mas a verdade é que se o sinal não chega bem no ponto C, como é que você quer instalar um repetidor lá? Sim, ele vai repetir, mas se o sinal está chegando ruim, ele vai ser repetido da mesma forma que chega. Você só terá a falsa impressão de que ele está enviando um sinal “cheio”.

Neste caso, o ideal é colocar o equipamento que irá replicar o sinal em um ponto em que ele chegue bem, ou pelo menos o suficiente para acessar a internet sem muitos problemas. Confira no exemplo abaixo a forma correta:

planta casa exemplo 2

Agora sim está funcionando!

Bem, a princípio é isso! Qualquer dúvida ou sugestão, não deixe de comentar logo abaixo! Se te ajudamos, não custa nada nos pagar um café comentar também! Até a próxima!