Hoje em dia as coisas são muito fáceis, qualquer informação está a apenas um click ( ou uma “dedada” no seu Smartphone) . Tudo o que você procura pode ser encontrado na internet, desde o mais bizarro até o mais útil. Mas e antes da internet? Como as pessoas conseguiam sobreviver e fazer as tarefas sem tantas informações e facilidades?

Os mais jovens talvez nunca pararam para pensar em como seria uma vida sem internet, mas sim, ela é possível… ou melhor, já foi possível!
Confira agora coisas que eram feitas antes da internet que conhecemos hoje, e que fazê-las “Offline” é algo quase que impossível!

 

#Utilizar livros para estudar ou fazer trabalhos

Você se lembra da enciclopédia “Barsa”? Se sim, você não é tão novo assim… Essa era uma coleção de vários livros de todos os assuntos, geografia, história, matemática e por aí… Tudo o que tínhamos para fazer trabalhos de escola (ou até de faculdade) estava ali. Se você já foi prejudicado na escola porque seu trabalho era igual ao de seu colega que copiou do mesmo site, imagina naquela época em que achar determinado assunto em algum livro era difícil. Na época ter um trabalho igual também era considerado cópia, mas as fontes eram bem mais escassas.

Lembro que minha vizinha possuía a coleção completa e quando eu precisava fazer algum trabalho, ia até a casa dela (veja bem o que vai pensar) e pegava aquele “baita trambolho” para levar pra casa e escrever meu trabalho (imprimir era um privilégio de poucos).

barsa enciclopédia

#Procurar um número na agenda telefônica

Eu me sentia um verdadeiro ninja para procurar naquelas listas telefônicas, abria uma página e já caia no nome da pessoa ou loja que precisava!

As listas telefônicas eram muito grandes (nem tanto caso você fosse de uma cidade do interior) e possuíam quase todos os telefones pessoais, corporativos e comerciais disponíveis. Se você não encontrava o nome de uma pessoa lá, ou é porque ela instalou recentemente ou a sua agenda estava muito velha.

agenda-telefonica

Também existiam as agendas em que você preenchia apenas com os números que precisava, mas sempre falta um número!

Também acontecia o inverso! Quando alguém fazia trote em você, as vezes procurávamos na agenda pelo número que nos ligou, ligávamos para a mãe do “pilantra” e contávamos tudo pra mãe dele! Infelizmente, na maioria das vezes você não encontrava, porque ligavam de um orelhão.

#Ter um computador, mas sem internet?

Hoje você compra um computador (ou qualquer outro dispositivo) porque tem internet, antigamente você contratava internet porque já tinha um computador!

computadores-pc-windows-95-classic

“Nós pagamos uma fortuna por esses laptops! Agora só falta ter internet!”

Isso hoje parece até impossível, mas quando não tínhamos internet (pelo menos enquanto não era acessível a todos), nossos computadores eram utilizados para digitar textos ou jogar diversos jogos. Existiam até alguns jogos “secretos” no próprio computador ou em outros programas, como no Microsoft Word, por exemplo.

Um tempo depois, quando começamos a ficar cansados dos mesmos jogos, surgiram CD’s de jogos. Você encontrava em qualquer banca de jornal e cabiam uns 800 jogos em um único CD (imagine se DVD fosse acessível!)

cd-pack-games

Também existiam os cd’s com jogos eróticos, mas caso queira ver, ficará por sua conta… 😉

Você também vai gostar disso...

#Usar um despertador

Por mais que você não utilize a internet para despertar (ou talvez você use), hoje você utiliza seu Smartphone por culpa dela, se não fosse a revolução e todo esse “boom” da internet, provavelmente não existiriam os Smartphones e tantas outras maravilhas de hoje.

O comum era ter um rádio relógio ou até mesmo um simples despertador:

casio-classic-clock

Ao invés daqueles sons bizarros, alguns ligavam e reproduziam uma estação de rádio na hora programada. Eu até deixava mais baixo para não irritar muito, mas de um modo ou de outro, era quase impossível você não tomar um susto e acordar estressado na hora em que ele começava a tocar!

#Reuniões e conversas

Qual a primeira coisa que você pensa quando precisa juntar algumas pessoas e fazer uma reunião? Provavelmente seja criar um grupo de Whatsapp, conversar pelo Skype ou fazer um Hangout pelo Google, certo?!

Antes da internet, essas coisas simplesmente não existiam! Nem se passava por nossas cabeças. Não tinha outra forma a não ser se juntar na casa de alguém, em algum bar, restaurante ou qualquer outro lugar para trocar as ideias, resolver algo ou até mesmo para “bater papo”.

#Utilizava o celular para efetuar ligações e enviar SMS.

Por mais que alguns celulares já possuíam conexão com a internet, a conexão não chegava nem perto da sua porcaria de 3G. Apesar de realmente ser uma merda lenta, tudo era novidade e maravilhoso, então a quantidade de pessoas reclamando era insignificante!

De qualquer forma, efetuar uma ligação ou enviar um SMS era muito mais comum e fácil. Hoje em dia, a primeira coisa que fazemos é enviar uma mensagem pelo Whatsapp, pelo Facebook, pelo Twitter e esperamos. Dependendo da pessoa, ficamos até preocupados se ela não responde, mas em muitos casos, era muito mais fácil ter ligado e ser respondido na hora, não acha?

E ainda ficamos bravos quando não nos respondem! Era só ter ligado!

angry-cell-phone-actor

“Meu responde seu FDP!”

 

Acha que faltou alguma coisa? Discorda de algo? Seja o que for, deixe seu comentário abaixo! 😉