O que é:

O Google Analytics é uma ferramenta que pode ser conectada ao seu site ou aplicativo. Através dessa conexão a ferramenta consegue trazer informações importantes a respeito das visitas e interações que acontecem em seu site ou aplicativo.

São informações como número de acessos, taxa de rejeição, origem dos acessos, informações demográficas e outras métricas que podem ajudar muito no poder de decisão ou mesmo acompanhar o desempenho do seu projeto.

Vale ressaltar que é uma ferramenta extremamente poderosa e que hoje ele é sem sombra de dúvidas o principal player no segmento de analise de trafego em sites.

Como Funciona:

Depois de conectado ao seu site (por exemplo) o Google Analytics vai gerar o que o Google chama de hit, que nada mais é que um conjunto de códigos que vão dizer a ferramenta o que exatamente foi feito em seu site.

Veja um exemplo de hit:

Google Analytics - Exemplo de um HIT

O HIT é o protocolo que seu projeto enviará para o Google Analytics.

O que falamos acima é a parte técnica que acontece entre seu projeto e o Google Analytics, entretanto você não verá essas informações sendo trocadas. O que importa de fato é o Painel que traz os resultados.

Você tem um painel visual em que pode fazer o acompanhamento das visitas (inclusive em tempo real) e gerar as estatísticas que vão te ajudar a entender melhor quem é seu público.

Interface do Google Analytics

É assim que o Painel do Google Anytics é hoje em dia.

Quanto custa?

O Google Analytics é oferecido gratuitamente ao Usuário para até 10 milhões de Hits por mês, por conta. Acho que a grande maioria de nós não deveríamos nos preocupar não é mesmo?

Para quem indicamos o Google Analytics?

Você ainda não tem no seu site? Vá correndo configurar. Todo mundo deve ter. A não ser que use outra ferramenta similar e mesmo assim deve avaliar bem se não vale a pena usar.

Como temos usado?

O Google Analytics está a muito tempo nos auxiliando á entender vocês. Com ele nós entendemos quem são vocês, quais matérias estão gostando mais ou menos, qual é a forma preferencial de acesso ao site e se estamos trazendo a melhor experiência para vocês.

Por exemplo, decidimos recentemente que vamos trazer menos informações de outras postagens nas laterais do site. Apesar de aparentemente isso parecer ruim, na verdade isso é reflexo dos hábitos de vocês que mudou. Se antes acessavam mais de casa em seus computadores, hoje acessam mais via smartphone. Com isso, decidimos otimizar e priorizar o carregamento do conteúdo em conexões 3G e 4G. Tiremos alguns conteúdos em dispositivos móveis.

A ferramenta também nos ajuda a entender quais os conteúdos tem melhor e menor aceitação, isso nós ajuda a melhorar na criação de conteúdos que fazem mais sentido para você.

Isso só foi possível graças á uma analise no Google Analytics.

Já ouviu falar no IFTTT? Também é uma ótima ferramenta. Veja os detalhes.

Por onde começar?

A conexão com seu site depende de alguns fatores, mas no geral você deve ter uma conta do Google e acessar o site da ferramenta (https://analytics.google.com). Tudo começa por ai.

Então é isso, espero ter te ajudo á entender um pouco mais sobre o Google Analytics. Me avisa se tiver alguma dúvida. Pode deixar no comentário se quiser.